Sociedade

Câmara do Porto suspende delegação de competências feita à AMP na gestão da rede de transportes

  • Notícia

    Notícia

#mno_autocarros_batalha_cordoaria_06.jpg

Situações que desaparecem a partir de hoje

Miguel Nogueira

Rui Moreira comunicou à Área Metropolitana do Porto que o Município vai avançar com a suspensão da delegação de competências na gestão da rede de transportes públicos. O anúncio foi feito esta manhã, em reunião com o presidente do Conselho Metropolitano, Eduardo Vítor Rodrigues.

A gestão, o planeamento e a fiscalização da rede de transportes que operam no concelho do Porto vão regressar à esfera municipal. Até aqui, essa responsabilidade tinha sido conferida à Área Metropolitana, através de um contrato interadministrativo onde se delegavam essas competências, à luz da Lei n.º 52/2015.

Na reunião desta quarta-feira, o presidente da Câmara do Porto comunicou pessoalmente ao presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, e ao coordenador da Área Metropolitana do Porto para os transportes, Marco Martins, a decisão de avocar novamente essas competências.

Recorde-se que o Município estabeleceu com operadores privados a transferência dos términos de várias linhas de autocarros para o recém-criado Terminal do Dragão.

Neste momento, a Câmara do Porto está também revisitar a oferta das linhas existentes no Campo 24 de Agosto, com vista à sua reorganização.