Desporto

Câmara do Porto reforça apoio a entidades e clubes desportivos com 100 mil euros

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A Câmara Municipal do Porto vai apoiar este ano, com 100 mil euros, 51 entidades e clubes desportivos do município para a aquisição de material desportivo e médico-desportivo, através do “Retoma Desporto”. Dada a importância deste incentivo, a autarquia decidiu transformar o programa numa linha de incentivo regular, com um aumento de verba em 30 mil euros, comparativamente a 2021, ano de arranque desta iniciativa.

“Temos consciência que os próximos anos vão ser desafiantes. A Câmara do Porto, através da Ágora – Cultura e Desporto, continua a trabalhar na relação de maior proximidade com todas as entidades desportivas e apostar nas coletividades da cidade, vitais na democratização do acesso à prática desportiva a um número cada vez maior de pessoas”, sublinhou a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, durante a assinatura dos contratos programa, cerimónia ontem realizada na Casa de Chá do Parque da Pasteleira.

“Vamos continuar a trabalhar na valorização das condições para a prática desportiva. Uma cidade, como o Porto, tem de ter o desporto como eixo estratégico da sua ação. Também assim, fomentamos a qualidade de vida dos munícipes, promovemos a inclusão, apostamos na modernização dos equipamentos desportivos”, acrescentou.

A linha “Retoma Desporto” foi criada em 2021 para ajudar a minimizar o impacto das medidas que restringiram a atividade desportiva devido à pandemia. Na primeira edição, foram atribuídos 70 mil euros a 45 entidades. Nesta segunda edição, o montante passou para 100 mil euros, beneficiando 51 entidades e clubes desportivos da cidade.

“É um aumento em 30 por cento do valor a atribuir, comparativamente ao ano anterior. Transformamos este instrumento de apoio num incentivo financeiro regular, o menos burocrático possível, para aquisição de material desportivo e material médico-desportivo”, frisou Catarina Araújo.

Os valores a atribuir, no âmbito, do programa dividem-se em duas categorias, sendo que as entidades federadas com uma ou duas modalidades e menos de 100 atletas passam a receber 1.793,72 euros, enquanto as entidades federadas com mais de duas modalidades ou mais de 100 atletas recebem 2.242,15 euros.