Sociedade

Câmara do Porto promove inovação e intraempreendedorismo para dirigentes municipais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Arrancou nesta sexta-feira a primeira ação de formação “Inovação e Intraempreendedorismo” que a Câmara do Porto está a promover junto dos dirigentes municipais. Ao longo de cinco edições, durante o mês de maio, é esperada cerca de uma centena de participantes.

A formação, ministrada em parceria com a Porto Digital, que desenvolve a iniciativa municipal Porto Innovation Hub, está integrada no Programa de Liderança do Município. Presentes no primeiro dia da ação estiveram o vice-presidente da Câmara do Porto, que detém também o pelouro da Inovação e Transição Digital, Filipe Araújo, e a vereadora com o pelouro dos Recursos Humanos, Catarina Araújo, que lembrou que a missão deste programa é “o desenvolvimento de uma liderança humanizada, próxima e focada no desenvolvimento e motivação dos seus trabalhadores”.

“Pretendemos reforçar a criatividade e o espírito empreendedor e de experimentação, através do uso de metodologias analíticas e criativas, bem como fomentar uma cultura organizacional pró-ativa e eficiente, com projetos e iniciativas procedentes da transformação de desafios em soluções para o Município”, afirmou Catarina Araújo.

Sublinhando o papel dos dirigentes municipais como “motor da disseminação de práticas geradoras de valor”, a vereadora reforça a vontade da Câmara do Porto em “reforçar a criatividade e o espírito empreendedor e de experimentação, através do uso de metodologias analíticas e criativas”, assim como em “fomentar uma cultura organizacional pró-ativa e eficiente, com projetos e iniciativas procedentes da transformação de desafios em soluções”.

No ano passado e no primeiro trimestre de 2022, o Município promoveu a capacitação de cerca de 90 trabalhadores, de diferentes unidades orgânicas.

Ainda este ano, a formação “Inovação e Intraempreendedorismo” será estendida a outros trabalhadores do Município, num compromisso de desenvolver práticas geradoras de valor para as chefias, equipas de trabalho e para a cidade do Porto.