Desporto

Câmara do Porto prolonga isenção de taxas aos clubes que utilizam equipamentos desportivos municipais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_complexo_desportivo_ramalde_01.jpg

Miguel Nogueira

Atenta aos efeitos da pandemia e às suas consequências junto do tecido desportivo local, a Câmara do Porto decidiu prolongar a isenção do pagamento de taxas a todos os clubes e associações desportivas da cidade que utilizam os equipamentos desportivos da rede municipal.

A medida, em vigor desde novembro do ano passado, é assim renovada pela terceira vez, sendo agora prolongada até ao final da presente época desportiva.

Na prática, isso significa que os clubes e as associações desportivas da cidade vão continuar a poder utilizar os equipamentos municipais na sua atividade regular sem pagar qualquer tarifa.

O objetivo é, mais uma vez, “dar uma resposta eficaz e robusta às dificuldades de tesouraria que muitos clubes e associações enfrentam desde há vários meses e que não se dissiparam com a gradual retoma das atividades”, como explica Catarina Araújo, vereadora do Desporto da Câmara do Porto.

“Os efeitos desta crise pandémica teimam em perdurar, limitando sobremaneira a capacidade dos clubes e das associações fazerem face às despesas mais básicas e de planearem as suas épocas desportivas com a necessária tranquilidade”, destaca ainda Catarina Araújo, para quem a renovação desta medida é “não só um apoio financeiro importante”, como também “um apelo muito forte” dirigido aos agentes desportivos locais, “para que não desistam neste momento tão crítico e continuem a estar presentes no desenvolvimento da atividade física e do desporto”.

Tal como nas anteriores fases, esta isenção será aplicada em 16 equipamentos da rede municipal de pavilhões e grandes campos e, pela primeira vez, também da rede municipal de piscinas, abrangendo um leque de 15 modalidades desportivas, a saber: andebol, atletismo, badminton, basquetebol, dança, futebol, futsal, ginástica, karaté, kendo, natação, patinagem, rugby, tiro com arco, e voleibol.

A medida representa um impacto financeiro global superior a 500 mil euros e beneficiará diretamente 29 clubes e associações desportivas da cidade.