Cultura

Câmara do Porto pretende entregar à FLUP acervo de Eugénio de Andrade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_retrato_de_uma_amizade_03.jpg

Miguel Nogueira

O Executivo municipal aprecia na próxima reunião de Câmara, marcada para 21 de março, uma proposta para entregar à Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) o acervo do poeta Eugénio de Andrade, no âmbito do projeto Casa dos Livros.

A proposta, apresentada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que tutela a área da Cultura, sublinha que aquela instituição de ensino superior “tem uma considerável tradição e reputação no que diz respeito à literatura, contribuindo para o ensino, estudo, desenvolvimento e divulgação desta área do conhecimento”, sendo que a FLUP já detém o depósito dos acervos de escritores e intelectuais de relevo, como Vasco Graça Moura, Óscar Lopes, Herberto Helder, Manuel António Pina e Albano Martins.

O documento esclarece, também, que a FLUP vai inaugurar, a 1 de abril, a Casa dos Livros – Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto e é nesse âmbito que o Município pretende depositar o acervo do poeta Eugénio de Andrade.

A Casa dos Livros será instalada na Casa Burmester, no Campo Alegre, tem como missão “acolher e proceder ao tratamento técnico de acervos documentais de interesse para a cidade e literatura portuguesas”, bem como “promover atividades de divulgação e valorização” dos acervos.

Por seu lado, a Faculdade de Letras fica com a obrigação de zelar pela conservação, acondicionamento, segurança e tratamento do acervo do poeta e deverá garantir o respeito pelas regras de segurança e pela preservação de todos os exemplares no acesso presencial às obras, proporcionado também o acesso online às mesmas.

A mesma proposta prevê, ainda, a atribuição de um apoio de 20 mil euros anuais (durante três anos), no âmbito do projeto Casa dos Livros, de modo a ajudar a suportar o “tratamento e disponibilização ao público de todos os fundos documentais em formato físico e digital à sua guarda”.