Economia

Câmara do Porto lança guia sobre ecossistema de investimento na cidade

  • Notícia

    Notícia

Foi hoje lançado um toolkit (guia) de investimento da cidade do Porto e da região Norte desenvolvido pela Câmara do Porto, através da estratégia ScaleUp Porto, em parceria com a Porto Business School. O toolkit foi apresentado a cerca de 80 inovadores corporativos, gestores de fundos de investimento e investidores independentes que se encontram a participar no Smart Capital.

Este manual, um toolkit que faltava ao ecossistema da cidade (pode descarregá-lo aqui), resulta de um levantamento exaustivo de todo o panorama empreendedor do Porto. Em mais de 200 páginas são identificadas startups, empresas tecnológicas e inovadoras que estão a escalar, e oportunidades de investimento, sobretudo viradas para os business angels (investidores) internacionais.

O evento, promovido pelo International Venture Club (IVC), em parceria com a Câmara do Porto, através da estratégia ScaleUp Porto, decorre hoje e amanhã no Estádio do Dragão, e conta com a participação de Filipe Araújo, vice-presidente do Município, e vereador com o pelouro do Ambiente e Inovação.

Hoje à noite, um jantar promovido pela organização irá criar um novo momento de networking entre os participantes, proporcionando, de forma mais informal, o contacto entre venture capitalists (investidores) internacionais e empreendedores do ecossistema local.

Amanhã, o ponto alto do segundo e último dia do Smart Capital acontece às 16,30 horas, através de uma Masterclass aberta, onde investidores membros do IVC abordarão casos práticos e desafios vividos no momento da exit de uma startup, ou seja, no momento que configura a venda da participação do acionista fundador. A Masterclass será ministrada por Bernhard Mohr (Evonik Venture Capital) e Stephan Morais (Indico Capital Partners).

Apesar da maioria dos investidores presentes serem internacionais, destacam-se também nomes de empresas nacionais como a Indico Capital Partners, Portugal Ventures, SONAE IM, EDP Ventures, Pathena, Caixa Capital ou Armilar Venture Partners.

A cidade promove a segunda edição do Smart Capital no âmbito da estratégia ScaleUp Porto, desenvolvida pela Câmara através da Associação Porto Digital.