Sociedade

Câmara do Porto dá explicações

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Tendo em conta algumas reações acerca das declarações proferidas ontem por Rui Moreira e parcialmente reproduzidas na imprensa acerca da promoção turística da região Porto e Norte de Portugal, o Gabinete de Comunicação e Promoção da Câmara do Porto emitiu hoje uma breve nota à comunicação social que reproduzimos aqui.

As reações de alguns autarcas às declarações do presidente
Rui Moreira acerca da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte (ERTPN) são
normais, tendo em conta que conhecem apenas uma parte das suas afirmações e não
o todo e o seu contexto.


 


Já o PSD Porto não tem qualquer razão, tendo em conta que
assistiu, através dos seus vereadores, à discussão no âmbito da reunião pública
de Câmara, onde até defendeu que deveria ser o Porto a liderar a ERTPN
(entidade com competências na promoção interna), isso sim, uma atitude
portocêntrica.


 


O que foi dito na reunião de Câmara e Rui Moreira defende, é
que a instituição adequada à promoção externa do destino Porto e Norte é a
Associação de Turismo do Porto (ATP), e assim deve continuar.


O que o presidente da Câmara do Porto contestou e manifestou
preocupação foi acerca da intenção anunciada pela ERTPN de criar uma nova e
segunda associação de promoção externa do destino. Um destino regional apenas
pode ter uma agência regional de promoção turística externa.


Ou seja, o presidente da Câmara do Porto defendeu e defende
que ícones como o galo de Barcelos, o fumeiro ou as tripas à moda do Porto
podem e devem ser usadas na promoção interna do destino, mas que isso não deve
impedir o Porto de continuar, no âmbito da ATP, a promover o destino turístico
Porto e Norte no estrangeiro, como um destino contemporâneo, cultural, jovem e
cosmopolita como tem vindo a fazer com o sucesso que é reconhecido por todos.


 


Nota: para que melhor se perceba a que modelo de promoção
turística o presidente da Câmara do Porto se referia, recusando que esse possa
ser adotado para promoção externa de uma região designada "Porto e Norte",
reproduzimos o vídeo encomendado pela entidade de turismo à SIC e que não faz
qualquer referência à cidade do Porto. É a este "Portugal bucólico" que Rui Moreira
se referia, como não sendo representativo de uma Região a que o Porto dá nome e
empresta a sua marca.