Cultura

Câmara do Porto exibe documentos inéditos de espiões e artistas refugiados em Portugal na II Guerra Mundial

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

“1941: Guggenheim and Fleming, Artists & Spies in WWII Portugal” foi inaugurada ontem, ao final da tarde, pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. A mostra expositiva, da autoria de Neill Lochery, autor e historiador escocês radicado no Porto, reúne mais de 100 documentos, fotografias e vídeos inéditos de espiões e artistas refugiados em Portugal na II Guerra Mundial.

De portas abertas ao público a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de abril, conta com o apoio à organização do Município do Porto e o apoio à produção da Corticeira Amorim, que disponibiliza um conjunto de materiais de cortiça que resultam das suas práticas de economia circular.

A exposição assinala o regresso da utilização do átrio dos Paços do Concelho à apresentação de exposições e de outras iniciativas de caráter cultural, após dois anos em que a porta principal do edifício da Câmara Municipal do Porto esteve encerrada devido da pandemia.

A inauguração contou com a presença, para além do presidente da Câmara, de mais elementos da equipa da vereação, do presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, da curadora da exposição, Emma Lochery, e de Neill Lochery.

Resultado de 15 anos de pesquisa de Neill Lochery sobre o papel de Portugal como refúgio para espiões e artistas durante a II Guerra Mundial, a exposição reúne 106 peças, entre fotografias, documentos e vídeo inéditos, recolhidos entre a Europa e os Estados Unidos.

Igualmente responsável pelos textos do catálogo que acompanha a exposição, Neill Lochery pretende destacar, com este trabalho, a contribuição de Portugal ao assumir-se não só como local de passagem segura para artistas durante a II Guerra Mundial, mas como inspiração para a literatura de espionagem a nível mundial.

A exposição “1941: Guggenheim and Fleming, Artists & Spies in WWII Portugal” abre ao público na próxima segunda-feira, dia 4 de abril. Poderá ser visitada nos dias úteis, das 9 às 17 horas. A entrada é livre.