Sociedade

Câmara do Porto dá formação e 15 mil máscaras a todos os lares da cidade para promover visitas

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto, em articulação com as autoridades de saúde, iniciou hoje a formação dos profissionais dos lares da cidade para a promoção de visitas de familiares aos utentes institucionalizados. Esta ação é acompanhada da oferta de 15 mil equipamentos de proteção individual para os visitantes de cerca de 70 lares.

Esta formação, que está a decorrer no quartel do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, por iniciativa da autarquia, segue-se ao rastreio sistemático e completo realizado a todos os lares da cidade, que se iniciou ainda em março e que permitiu a separação profilática de utentes positivos e negativos, numa ação inédita em Portugal.

O programa municipal foi possível graças à disponibilização de 5 mil testes PCR Covid-19, por parte da Fundação Fosun e da Gestifute, que motivaram a autarquia a lançar o rastreio não apenas a funcionários mas também aos utentes dos lares. Simultaneamente, foram criados espaços para acolher os que testassem positivo e os que testando negativo deixavam de ter condições para continuar no lar.

O presidente da Câmara do Porto esteve presente numa dessas formações, depois de ter já acompanhado esta semana uma ação idêntica promovida junto do pessoal dos jardins de infância, agradecendo o empenho e trabalho de todos e admitindo como "essencial" que se promovam visitas aos idosos, em condições de segurança e conforto para todos".

O programa foi um sucesso e identificou apenas 1,4% de infetados entre os idosos, tendo testado mais de cinco mil pessoas, e tendo também sido uma oportunidade de formação aos profissionais dos lares. Agora, a autarquia pretende prevenir que o período de desconfinamento conduza a novo surto de Covid-19, formando os profissionais a promoverem as visitas em segurança.

A oferta de máscaras cirúrgicas permite proteger os idosos e os seus familiares durante as visitas e é garantida pela Câmara do Porto. O Governo anunciou a distribuição de equipamentos de segurança pelos "lares do Norte", mas segundo um inquérito realizado pelo Município junto das mais de 70 unidades existentes na cidade, apenas duas receberam máscaras da Segurança Social. O Município distribui a todos os lares cinco máscaras por utente, o que permitirá visitas de familiares (um por semana) durante cinco semanas.