Sociedade

Câmara do Porto com a mais elevada certificação na promoção de Cidades e Comunidades Sustentáveis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_cidade_porto_3.jpg

Filipa Brito

A Câmara do Porto voltou a ser certificada com o nível Platinum pelo trabalho na promoção do desenvolvimento sustentável e qualidade de vida da cidade. Reconhecimento da norma ISO 37120 – Cidades e Comunidades Sustentáveis é atribuído pelo World Council on City Data.

Esta certificação, que acontece pelo quarto ano consecutivo, demonstra, nas palavras de Catarina Araújo, vereadora com o pelouro dos Recursos Humanos, "a nossa preocupação em melhorar continuamente a qualidade de vida e a sustentabilidade da cidade, pelo que, prevemos renová-la em 2024, contribuindo para a projeção da cidade do Porto a nível nacional e internacional neste domínio".

A distinção de nível Platinum é a mais elevada entre cinco níveis de certificação e envolve 19 áreas temáticas relacionadas com serviços públicos e qualidade de vida, tais como economia, educação, energia, ambiente e alterações climáticas, finanças, saúde, governança, desporto e cultura, habitação, segurança, mobilidade e planeamento urbano.

Do conjunto dos 151 indicadores existentes, o Município comunicou 121 indicadores, sendo que todos os indicadores essenciais foram respondidos, bem como 49 dos 59 indicadores de suporte possíveis.

A Câmara do Porto vê, assim, reiterada a sua posição entre as 100 cidades do mundo, distribuídas por 35 países, com capacidade de reportar indicadores fiáveis e globalmente comparáveis que permitem avaliar o desempenho dos serviços públicos e qualidade vida.

Os dados compilados permitem monitorizar o progresso do desenvolvimento sustentável da cidade e suportar a política de planeamento de recursos, com vista a alcançar uma sociedade mais responsável e sustentável.

O Município considera que o planeamento, implementação e monitorização de ações de promoção do desenvolvimento sustentável das cidades são fundamentais para acelerar o progresso e responder às necessidades de competitividade, resiliência, sustentabilidade e qualidade da vida.