Sociedade

Câmara do Porto associa-se à campanha #LightUpUkraine

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_dia_independencia_ucrania_2022_23.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O Município do Porto volta a associar-se a ações de solidariedade com o povo ucraniano e vai juntar-se à campanha, lançada pelo presidente daquele país, #LightUpUkraine. Assim, esta quarta-feira, as luzes do edifício dos Paços do Concelho, assim como da Árvore de Natal na Avenida dos Aliados, serão, simbolicamente, desligadas entre as 18h e as 18h30.

O apelo de Volodymyr Zelensky ao mundo inteiro é para que instituições e cidadãos fiquem às escuras esta quarta-feira, 21 de dezembro, em apoio à Ucrânia, que tem vindo a ser afetada por apagões causados pelos ataques russos, desde a invasão, em fevereiro.

"Precisamos do vosso apoio. Por todos os médicos forçados a operar no escuro. Por todos os pais e mães que fazem o possível para dar às suas famílias o que precisam, mesmo no escuro. Por todos os ucranianos que acreditam na liberdade, apesar da escuridão", frisou o presidente ucraniano.

A campanha #LightUpUkraine pretende, também, arrecadar, pelo menos, dez milhões de dólares (cerca de 9,4 milhões de euros) para a compra de mil geradores elétricos que irão garantir o funcionamento de vários hospitais no país.

Esta segunda-feira, a capital da Ucrânia e outras dez regiões foram, novamente, afetadas por cortes no sistema de eletricidade devido a ataques com drones. Várias infraestruturas de energia têm sido alvo de ataques, deixando milhões de pessoas sem fornecimento elétrico em pleno inverno.

A iniciativa tem início às 18 horas (hora portuguesa, 20 horas em Kiev).