Habitação

Câmara chega a acordo para aquisição amigável do Bairro dos Moinhos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_bairro_dos_moinhos_01.jpg

DR

A Câmara Municipal do Porto chegou a acordo com os proprietários para a aquisição amigável do Bairro dos Moinhos, há um ano fortemente afetado pelas enxurradas, e de onde todas as famílias saíram, à exceção de uma. Foi, assim, possível chegar a acordo com os oito proprietários do bairro para a aquisição amigável das 32 edificações, algumas das quais em ruínas.

Depois das enxurradas, que, no início de 2023, danificaram várias habitações no Bairro dos Moinhos, situado na freguesia do Bonfim, a prioridade do Município foi o de garantir a segurança do local. Para isso, foram feitas avaliações preliminares e contactos com os proprietários para que a Câmara do Porto procedesse à aquisição total daquela ilha nas Fontainhas.

Em outubro do ano passado, e no seguimento de mais um episódio de inundações, que afetou, de novo, aquele local, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, voltou a afirmar a intenção do Município em adquirir as habitações para ali criar bacias de retenção.

Entretanto, e ao longo deste tempo, a Domus Social realojou 16 agregados familiares, um prescindiu e o outro tem habitação própria pelo que não foi realojado pela empresa municipal.

Relativamente ao futuro do local, o Município do Porto já tornou público que o futuro do bairro não será habitacional. A autarquia e a Águas e Energia do Porto, em conjunto com outras entidades, encontram-se a desenvolver um estudo integrado à escala da bacia hidrográfica da ribeira do Poço das Patas, com vista a promover a sua resiliência aos efeitos das alterações climáticas. Este estudo permitirá analisar o território e identificar medidas de mitigação dos caudais de ponta elevados decorrentes de fenómenos extremos de precipitação, pretendendo-se bacias de retenção, como previsto no Plano Diretor Municipal (PDM).