Sociedade

Câmara avalia estender até fevereiro a cedência da ex-Escola Básica António Aroso ao ACeS Porto Ocidental

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_escola_basica_antonio_aroso_02.jpg

Filipa Brito

O Executivo municipal apreciará, na reunião da próxima segunda-feira, dia 10, a prorrogação da cedência, ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Porto Ocidental, da ex-Escola Básica António Aroso. O espaço servirá, até ao final de fevereiro, para a realização de testes para a deteção da Covid-19.

De acordo com a proposta que será apresentada pelos vereadores do Urbanismo, Pedro Baganha, e da Ação Social, Cristina Pimentel, as circunstâncias impõem que a cedência tenha este prolongamento suplementar. Não só o ACeS Porto Ocidental se debate com problemas de “falta de espaço”, como “o contexto epidemiológico que se prevê agravado nos próximos meses exige maior capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde e, em particular, da Administração Regional de Saúde do Norte”, pode ler-se.

“Atendendo às razões de emergência de saúde pública e ao interesse público em causa”, a os vereadores consideram que “existem condições para ceder o imóvel em apreço até ao próximo dia 28 de fevereiro de 2022”. “Futuramente, o Município do Porto irá necessitar das instalações da antiga escola António Aroso para preparar o funcionamento provisório da Escola Básica dos Correios”, acrescentam.

A ex-Escola Básica António Aroso foi cedida ao ACeS Porto Ocidental por deliberação do Executivo municipal de outubro de 2020, para ali ser instalada uma área dedicada às doenças respiratórias.

“Em março de 2021, o ACeS Porto Ocidental requereu novamente a cedência do espaço com vista à instalação de um posto de vacinação contra a Covid-19”, recordam os vereadores Pedro Baganha e Cristina Pimentel.