Economia

Câmara atribui fundo municipal para investimentos nas lojas Porto de Tradição

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Quinze lojas e uma entidade (Orfeão do Porto) assinaram, esta segunda-feira, contratos com a Câmara do Porto, no âmbito do Fundo Municipal de Apoio Porto de Tradição. Iniciativa que vai na quarta edição e superou já mais de 1,5 milhões de euros de apoio. Este ano, as lojas e entidade vão receber cerca de 340 mil euros.

Trata-se, na opinião do presidente da Câmara, de "preservar a alma do Porto". "Nos tempos desafiadores em que vivemos, acreditamos que investir em estabelecimentos e entidades como os vossos é um passo crucial para a preservação da alma do Porto", afirmou Rui Moreira, durante a cerimónia, que decorreu no átrio dos Paços do Concelho.

Acompanhado dos vereadores da Economia, Ricardo Valente, e da Qualidade de Vida, Catarina Araújo, o presidente da Câmara reconheceu que esta é "uma manifestação tangível do reconhecimento" da autarquia. Desde logo, "da contribuição inestimável dos vossos estabelecimentos e entidades para a dinamização da economia local, para a preservação da identidade da cidade e para a continuidade dos seus laços comunitários", sublinhou.

Mas é também, de acordo com Rui Moreira e dirigindo-se aos lojistas, "o reconhecimento da iniciativa, esforço e determinação que vocês emprestam diariamente aos vossos negócios, ajudando a perpetuar a tradição comercial desta cidade e o seu arreigado espírito empreendedor".

"É, por fim, um reconhecimento do vosso amor pelo Porto, que vos faz enfrentar grandes desafios para manterem vivas a atividade comercial, a herança cultural e o interesse social de alguns dos mais carismáticos estabelecimentos e entidades da cidade", acrescentou, pedindo aos proprietários que são afetados, por exemplo, pelas obras do Metro ou pela falta de sentimento de segurança, que não deixem de reivindicar eventuais prejuízos que tenham no presente e futuro.

"Mãos à obra"

O Fundo Municipal de Apoio Porto de Tradição, criado em 2019, já distribuiu mais de 1,5 milhões de euros de apoios a 70 lojas e entidades reconhecidas no âmbito do Porto de Tradição, de acordo com o vereador das Atividades Económicas. "Cerca de 62% lojas Porto Tradição já receberam este tipo de apoios", revelou Ricardo Valente.

Para o autarca, "este programa não resolve os problemas todos do comércio de cidade". Por isso, disse e dirigindo-se aos proprietários dos estabelecimentos: "Esperamos que do vosso lado isto seja um apoio municipal, mas que o investimento que façam, do ponto de vista dos vossos estabelecimentos, vá para além da ajuda do município".

"Só assim garantimos todos que o comércio de cidade manterá a força e a pujança que tem sido capaz de garantir nos últimos anos. Mãos à obra. Que executem bem este apoio municipal", acrescentou Ricardo Valente.

O objetivo deste fundo é colmatar a incapacidade financeira dos proprietários para a realização de investimentos relevantes nos seus estabelecimentos e entidades. O fundo apoia a recuperação, restauro e manutenção do património que se pretende salvaguardado, bem como a modernização, divulgação e promoção dos estabelecimentos e entidades.