Ambiente

Câmara assume redução da pegada ambiental e ganha dez novos certificados "Coração Verde"

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Há dez edifícios da Câmara Municipal do Porto a receber a distinção "Coração Verde" da Lipor, pela sua implementação eficaz da gestão de resíduos urbanos. A entrega dos certificados realizou-se esta quarta-feira, num evento presidido pelo vice-presidente e administrador da Lipor, Filipe Araújo, contando também com a presença da vereadora dos Recursos Humanos, Catarina Araújo.

A Lipor, através do seu Serviço de Intervenção Ambiental Customizado (SIAC) e em colaboração com a Empresa Municipal de Ambiente do Porto (EMAP), respondeu ao desafio do Município do Porto para que, de forma integrada, fosse otimizada a gestão de resíduos dos edifícios dos serviços municipais. O objetivo do projeto SIAC é criar soluções à medida e garantir a operacionalização do processo de gestão de resíduos sólidos urbanos.

Catarina Araújo reforça que, "nos dias de hoje, é cada vez mais importante aumentar a nossa consciencialização no momento de descarte dos resíduos que produzimos. Esta atitude contribui de forma significativa para o ambiente e para uma sociedade mais responsável e sustentável".

O Projeto SIAC está dividido em quarto fases distintas: diagnóstico, implementação, monitorização – um ano após a implementação - e certificação. Com início em 2021, a Câmara do Porto concluiu, esta quarta-feira, as quatro fases do projeto, em 10 edifícios municipais, com a entrega dos certificados "Coração Verde".

O objetivo passa por continuar a trabalhar no alargamento da certificação a todos os edifícios da autarquia, com a perspetiva de, ainda este ano, serem entregues mais 14 diplomas.