Cultura

Câmara assume reabilitação da casa Rebordão Navarro ao abrigo de acordo com a SPA

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_casa_rebordao.jpg

Miguel Nogueira

A Câmara do Porto vai assumir a reabilitação da casa de António Rebordão Navarro, que foi doada em testamento à Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), para abri-la como residência artística polivalente. O acordo com a SPA contempla ainda a criação de um prémio literário em homenagem ao escritor.

O acordo surge após uma reunião entre o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o presidente da SPA, José Jorge Letria, realizada na semana passada, nos Paços do Concelho.

Entre os principais pressupostos do documento estabelece-se que a residência “será confiada à autarquia do Porto, em regime de direito de superfície, por um período de 20 anos”, uma vez que a SPA reconhece não estar disponível “para realizar uma dispendiosa intervenção financeira na casa”.

Deste modo, vai ser possível ao Município do Porto “intervir, recuperar e preservar” a casa do escritor António Rebordão Navarro, localizada na zona da Foz, ficando a seu cargo integral as obras de reabilitação. A intenção será depois transformar a casa “em residência artística polivalente”, pode ler-se no acordo.

Embora livre dos encargos financeiros, a SPA não será apartada das decisões que forem tomadas, garante a autarquia. “Beneficiará com a cedência em direito de superfície e acompanhará todo o processo de intervenção liderado pela Câmara do Porto”.

Prova disso é que, durante o período das obras de requalificação, a SPA tentará assegurar condições que permitam instalar serviços da delegação da cooperativa no Porto, “numa parte do edifício que não prejudique a função prioritária da residência artística”.

Da conversa entre Rui Moreira e José Jorge Letria ficou igualmente assente que a SPA irá criar, em homenagem a António Rebordão Navarro, um prémio literário com periodicidade anual. Neste capítulo, a autarquia compromete-se a adquirir “500 exemplares à editora que der a chancela à obra vencedora na área da ficção narrativa”. O regulamento será agora esboçado pelas duas entidades.

“A SPA congratula-se com a obtenção deste acordo com a Câmara do Porto, já que durante anos, apesar das várias diligências efetuadas, não foi possível encontrar uma solução que garantisse a preservação da casa do escritor e a sua colocação ao serviço da comunidade cultural portuense, como era desejo de António Rebordão Navarro”, assinala a sociedade em comunicado.

Neste âmbito, e por proposta de José Jorge Letria, foi igualmente acordado que todos os anos “deverá realizar-se um espetáculo de homenagem a um autor com obra consensualmente reconhecida numa das mais prestigiadas salas de espetáculos da cidade”.

António Rebordão Navarro nasceu no Porto em 1933 e morreu em 2015, aos 82 anos, na sua casa no Porto.

Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, exerceu advocacia antes de se tornar editor literário e diretor das revistas "Bandarra" e "Notícias do Bloqueio”.

Com uma vida dedicada à literatura e poesia, foi ainda membro da direção da Sociedade Portuguesa de Autores, tendo sempre apoiado a cooperativa. Nos últimos anos, editou e reeditou alguns títulos de ficção e foi homenageado pela SPA no Museu Soares dos Reis, onde lhe foi entregue a medalha de honra da cooperativa.

Após a reabilitação, a casa ficará inscrita na vida cultural da cidade como Casa Rebordão Navarro.