Cultura

Câmara associa-se à reparação e conservação do órgão de tubos da Igreja da Lapa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_evocacao_220_d_pedro_porto_liberal_13.JPG

Miguel Nogueira

A Irmandade da Nossa Senhora da Lapa vai contar com o apoio da Câmara do Porto para as obras de reparação e conservação do órgão de tubos da Igreja da Lapa, através de uma comparticipação financeira no montante máximo de 80 mil euros.

O “importante papel na dinamização cultural da cidade, nomeadamente na área da música”, desempenhado pela instituição religiosa justifica o apoio atribuído pelo Município, na sequência de uma proposta assinada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e aprovada por unanimidade na reunião privada de Executivo desta manhã.

“O Município do Porto, no âmbito das competências que prossegue, tem todo o interesse em apoiar projetos ligados à cultura e ao património material da cidade”, lia-se no documento.

O órgão de tubos da Igreja da Lapa não só é “protagonista de vários concertos e ciclos musicais, com a participação de organistas de renome internacional” como também se trata do “maior órgão de tubos da cidade do Porto”. “É um monumental órgão para repertório de música sinfónica e foi o primeiro em Portugal deste género”, sublinhava Rui Moreira.

O facto de o órgão estar a necessitar de “obras de reparação e conservação” fundamenta o apoio da Câmara do Porto, que poderá atingir um montante máximo de 80 mil euros.

A Igreja da Lapa é detentora de um monumental órgão de tubos com cerca de 32 toneladas, 15 metros de altura, 10,5 metros de largura e 5 metros de profundidade, dispondo de 64 registos, 256 combinações, 4 teclados e 4500 tubos.

Foi construído pelo organeiro alemão Georg Jann, que o considerou a sua obra-prima, e terá custado cerca de um milhão de euros. Metade dessa verba foi angariada por donativos da comunidade.