Sociedade

Câmara assinala Dia Mundial da Diabetes ao longo de todo o mês de novembro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Promover o conhecimento dos fatores de risco e capacitar trabalhadores e munícipes para a prevenção e gestão da doença, é a proposta da Câmara do Porto para o Dia Mundial da Diabetes, que se assinala hoje, 14 de novembro.

“Diabetes: Entender para Prevenir”, foi o mote do webinar que deu início às iniciativas planeadas para os trabalhadores, com foco na informação e prevenção da doença. Até ao final da semana, dirigidos aos trabalhadores, vão decorrer ainda rastreios gratuitos em diferentes espaços da Câmara, de modo a dar resposta ao maior número de interessados em participar. Nos rastreios será avaliado o risco para desenvolver Diabetes Tipo 2 e realizada a pesquisa do nível de glicose no sangue.

Estas iniciativas, levadas a cabo pela Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização, com o apoio do Departamento de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida e Juventude, têm como objetivo informar para um maior conhecimento e compreensão da diabetes, desde a prevenção aos seus fatores de risco e gestão da doença.

Este compromisso e investimento contínuo no bem-estar e na saúde física dos quase 4500 trabalhadores tem-se refletido, ao longo do ano, em várias ações e iniciativas como os rastreios do risco cardiovascular, campanhas de vacinação contra a gripe sazonal e consultas de medicina curativa gratuitas.

Porto sem Diabetes promove ações junto dos munícipes

Para munícipes, e enquadrado na iniciativa municipal “Porto Sem Diabetes”, ao longo de todo o mês de novembro, promovem-se ações similares, que visam aumentar a literacia e o autocuidado nesta matéria.

Alinhado com os objetivos do Plano Municipal de Saúde do Porto, neste âmbito, as atividades deste ano terão enfoque na avaliação e conhecimento do risco individual, em paralelo com a capacitação para a prevenção / gestão da diabetes, dirigidas a públicos-alvo diversificados: além dos trabalhadores, as atividades em curso dirigem-se a jovens, a participantes nos programas desportivos municipais, a comerciantes do Mercado do Bolhão, a profissionais e a utilizadores da rede dos STCP.

O “Porto Sem Diabetes” encerrará na manhã de 30 de novembro com um simpósio, sob o tema “Diabetes: Entender para Prevenir”, dirigida a cuidadores formais e informais.