Cultura

Câmara apresenta à cidade o piano que pertenceu a Guilhermina Suggia

  • Notícia

    Notícia

#DR_Piano_suggia.jpg

Pedro Burmester vai sentar-se ao piano que pertenceu a Guilhermina Suggia, no próximo sábado, na sessão de apresentação do instrumento à cidade, agora que foi adquirido e recuperado pela Câmara Municipal. 

"Suggia em Duo" é o nome do recital a realizar pelas 18 horas, no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto), e que reúne o pianista com o violoncelista José Augusto Pereira de Sousa, que tocará também um violoncelo que pertenceu a Suggia.

Com um programa de que constam "Improviso op. 90 n.3" de F. Schubert, "Sonata, 3.º andamento (Andante)", de S. Rachmaninoff, e "Sonata n.º 1. Op. 38", de J. Brahms, (Allegro non troppo, Allegretto quasi Minuetto; Allegro), o recital constitui o momento em que a Câmara do Porto exibe à cidade o piano que adquiriu em setembro passado, por decisão do seu presidente, Rui Moreira.

Restaurado pela oficina especializada da Lamiré Casa dos Pianos, este é um piano que tem um valor sobretudo simbólico, porquanto é um instrumento de estudo que a célebre violoncelista portuense comprara numa loja da cidade e tinha em sua casa. Trata-se de um Franz Arnold de ¼ de cauda e serviu, por isso, de instrumento de estudo e acompanhamento a Guilhermina Suggia.

Um dos discursos mais sedutores do violoncelo é justamente em duo com piano, por permitir um diálogo peculiar, um brilho muito próprio. Lembram-nos os momentos de estreia das duas irmãs, Guilhermina e Virgínia, na Assembleia de Matosinhos e no Palácio de Cristal (1892) ou a última atuação da violoncelista em Aveiro (1950), acompanhada por Berta Alves de Sousa.

O piano foi legado em 1950 a Ernestina da Silva Monteiro que, em 1972, o deixou a Maria Fernanda Wandschneider, a quem a autarquia veio a comprá-lo no final de 2017.

Agora, volta a ser visto e ouvido publicamente, em duo com um dos violoncelos de Suggia, numa especialíssima sessão com intérpretes de excelência e uma sonata de Brahms. Como escreveu Mário Cláudio, "homenagear significará além do mais devolver o destinatário do tributo que se presta à atmosfera da sua vida".
Esta sessão inaugura a nova temporada do programa municipal que visa dar a conhecer elementos do património e da história da cidade, designado Um Objeto e seus Discursos por Semana.