Sociedade

Câmara adota recrutamento à distância

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_conferencia_workshop_online_01.jpg

Filipa Brito

A Câmara do Porto implementou, pela primeira vez, métodos à distância no recrutamento, de modo a garantir a continuidade dos processos e evitar atrasos. Com a adoção destas novas ferramentas, o Município é o primeiro do país a realizar processos de recrutamento e seleção à distância.

O atual contexto pandémico veio trazer desafios também ao nível dos concursos de seleção de pessoal e face às restrições e regras de saúde públicas definidas, a realização de provas de conhecimento e de avaliação psicológica, que envolvem a presença de muitos candidatos em simultâneo (podendo chegar aos 2000 por procedimento), avançaram com recurso a meios digitais.

Desta forma, o Município encontra-se em condições de realizar procedimentos concursais para técnicos superiores e assistentes técnicos via online. As provas de conhecimento iniciaram esta semana e decorreram com sucesso.

A avaliação psicológica será efetuada, igualmente, de forma digital, com a aplicação dos testes de avaliação de aptidões, inventários de personalidade e entrevista com recurso ao Microsoft Teams.

A Câmara do Porto já havia iniciado a virtualização dos processos de candidatura, ainda antes da pandemia, com a criação da Plataforma de Recrutamento e Seleção, em janeiro de 2020, que veio revolucionar o processo de recrutamento no Município.

A plataforma digital utilizada para as provas de conhecimento foi desenvolvida pela Universidade do Minho, tendo sido experimentada com sucesso na realização de provas académicas e recentemente adotada, para o mesmo efeito, pelo INA-Direcção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, garantindo a vigilância remota, total segurança e transparência.

Assim, no mesmo dia e à mesma hora, os candidatos podem aceder à mesma prova de conhecimentos, em igualdade de circunstâncias, com igual grau de exigência e com condições de realização idênticas. As provas são realizadas em ambiente controlado e com vigilância remota assegurada pelos técnicos da Direção Municipal de Recursos Humanos.

Aos candidatos foram, antecipadamente, realizadas ações de demonstração da plataforma e disponibilizados meios informáticos, nas instalações da Câmara do Porto, para quem deles precisasse.