Ambiente

Cães e gatos no Porto não tiram férias e esperam por uma adoção responsável

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_reportagem_centro_recolha_oficial_animais_03.jpg

Porto.

Desde que abriu, em abril de 2020, o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) já viu 443 animais ganharem uma família. No entanto, com as férias à porta, o apelo é para que os donos não abandonem os seus cães e gatos, problema que se agrava nesta altura do ano.

Além de apelar a que os companheiros de quatro patas não sejam deixados para trás, o objetivo do CROA é sensibilizar para a adoção responsável e consciente de animais de estimação e evitar as decisões impulsivas, uma vez que no ano passado há registo naquele serviço de nove animais devolvidos.

No processo de adoção de um animal, a equipa do CROA relembra que há questões que não devem ser esquecidas pelos candidatos, nomeadamente se reúnem as condições financeiras e físicas necessárias, se apresentam disponibilidade de tempo, e ainda se a sua habitação congrega características que permitam a presença de um amigo desta natureza.

Ao adotar um cão ou um gato, o candidato deverá ter em consideração o seu estilo de vida, projetos futuros e avaliar o tempo para o educar e satisfazer as necessidades do animal, sejam as de alimentação, higiene, lazer ou afetos. Para saber mais sobre todas as condições necessárias, o CROA disponibiliza tudo aqui.

Os veterinários e tratadores municipais têm a preocupação de esclarecer no CROA todas as dúvidas inerentes à decisão de uma família de adotar um cão ou gato, de forma consciente e responsável, não esquecendo que o abandono de animais é crime. Ao adotar no CROA é oferecida a esterilização, identificação eletrónica e vacinas obrigatórias do animal.

Além de o interessado se poder deslocar às instalações do CROA sito à Travessa das Águas Férreas de Campanhã, 463, e por onde já passaram cerca de 1.500 munícipes, de forma a conhecer de perto estes animais, poderá ainda visitar a página do Ambiente do Município, para saber todos os cães e gatos atualmente disponíveis para a adoção.

Para solicitar atendimento presencial no CROA, ou para visitas a animais para adoção, os munícipes devem fazer pré-marcação através do contacto telefónico 228 349 490, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 12 horas ou entre as 14 e as 16 horas.

O atendimento telefónico do CROA está disponível 24 horas por dia em caso de necessidade de assistência urgente.