Cultura

Cachimbo de António Nobre é o Objeto e seus Discursos desta semana

  • Notícia

    Notícia

Objeto_Antonio_Nobre_cachimbo.jpg

O poeta António Nobre é um dos nomes em foco na Feira do Livro do Porto, onde o  cachimbo do poeta serve de ponto de partida para a sessão do ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana, às 18 horas de sábado.

Fumador e colecionador de cachimbos, o autor do "mais triste livro" que nesta pátria alguém escreveu elege o cachimbo como interlocutor na solidão das noites de Anto. É um dos seus objetos de culto, que nunca deixa de estar a seu lado, mesmo na doença e na morte. E roga: "Coloca, sob a travesseira,/ O meu cachimbo singular/ E enche-o, solícita enfermeira,/ Com Gold-Fly, para eu fumar..."

O objeto desta sessão, que evoca o 150.º aniversário do nascimento de António Nobre, é um dos cachimbos que integra o espólio do escritor, doado pelo seu irmão Augusto Nobre à Biblioteca Pública Municipal do Porto.

Vamos encontrá-lo neste debate, que tem lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, ladeado pela especialista em Literatura Portuguesa Paula Morão e pelo médico pneumologista António Ramalho de Almeida, sob moderação da bibliotecária municipal Maria João Sampaio.

Por integrar simultaneamente o ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana e a programação cultural da Feira do Livro, esta iniciativa de entrada gratuita está sujeita a condições especiais de acesso. Assim, será dada prioridade ao público munido de bilhete do ciclo, após o que os restantes interessados poderão também aceder ao Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, tendo porém em conta a capacidade do espaço.

A programação completa de Um Objeto e seus Discursos por Semana está disponível no site www.umobjetoeseusdiscursos.com

A programação completa da Feira do Livro e outras informações estão disponíveis no site oficial e na página do facebook.