Cultura

Busto do Soldado Milhões é tema de viagem ao mundo dos heróis da Grande Guerra

  • Notícia

    Notícia

#DR__Soldado_Milhoes.jpg

O busto e a história do Soldado Milhões, herói da Batalha de La Lys, vão ser explicados e recordados pelo escultor Laureano Ribatua e por dois especialistas em História Militar na sessão do ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana, que decorre a partir das 18 horas de sábado no Museu da Liga dos Combatentes.

Reza a História que, em pleno campo de batalha em La Lys, na Primeira Grande Guerra, o soldado Aníbal Milhais demonstrou tal bravura que ali mesmo foi condecorado por valer "milhões" e assim ficou rebatizado e celebrizado.

Aníbal Augusto Milhais era um agricultor do lugar de Valongo, na vila duriense de Murça, que, tal como muitos outros portugueses, foi mobilizado para a frente de batalha em 1917, integrando a 2.ª Divisão do Corpo Expedicionário Português. A 9 de abril do ano seguinte, na Flandres, os militares portugueses foram dizimados pelas tropas alemãs na que ficou conhecida como Batalha de La Lys, sacrificando-se nela muitas vidas, entre mortos, feridos, desaparecidos e prisioneiros de guerra.

Vendo-se sozinho na trincheira, o soldado Milhais avançou destemido, enfrentou colunas inimigas utilizando balas encontradas pelo chão e possibilitou a muitos outros soldados a retirada para posições defensivas. Assim sobreviveu quatro dias sem parar de lutar, até encontrar um médico escocês que salvou de morrer afogado.

Esse médico seria o responsável por as façanhas de Milhais chegarem ao conhecimento das tropas aliadas e por ele se tornar o soldado português mais condecorado da guerra de 1914-1918. Foi mesmo o único condecorado no próprio campo de batalha com a mais alta ordem honorífica nacional, a Ordem Militar da Torre e Espada, numa cerimónia em que o oficial terá proclamado "Chamas-te Milhais, mas vales milhões".

Os pormenores e envolventes do episódio, que levou a sua terra natal a mudar de nome para Valongo de Milhais mas que tornou o soldado conhecido como Milhões, vão ser contados na sessão deste sábado, nas instalações da Liga dos Combatentes, na Rua da Alegria. Esta autêntica viagem ao mundo dos heróis da Grande Guerra será conduzida pelo Coronel Américo José Henriques, especialista em História Militar, pelo escultor Laureano Ribatua, autor do busto em honra do soldado, e pelo General Chito Rodrigues, presidente da Liga dos Combatentes e também especialista em História Militar.

A programação do ciclo "Um Objeto e seus Discursos por Semana", cujas iniciativas são de acesso gratuito mediante levantamento de bilhete, está toda aqui.