Sociedade

Busto de Baco da Praça da República foi encontrado vandalizado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_estatua_BACO.JPG

DR

O busto, da autoria de António Teixeira Lopes, de 1916, e que se encontrava exposto no Jardim de Teófilo Braga, na Praça da República, foi encontrado vandalizado na terça-feira.

O busto de Baco, deus romano considerado o protetor das vinhas e do vinho, estava derrubado no chão, contudo em bom estado e sem grandes danos.

A estátua encontra-se, agora, apeada e à guarda dos serviços municipais para ser objeto de tratamento, limpeza e conservação, e posterior devolução à sua posição original.

Recorde-se que nesta representação, Baco apresenta-se sorridente e coroado de parras com uvas, sobre um alto pedestal em granito. O busto foi modelado em barro, em 1906, pelo escultor António Teixeira Lopes, acabou por ser reproduzida em bronze e inaugurada a 5 de outubro de 1916, aquando das comemorações do VI Aniversário da Implantação da República.

Trata-se de uma alegoria pagã, que representa o filho de Júpiter e da mortal Sémele. Dioniso, para os gregos, era o deus do vinho, da ebriedade e, portanto, dos excessos da natureza. Entre os seus atributos, contam-se o tirso, o cálice, a vinha ou o cacho de uvas.

A Câmara do Porto apela ao respeito pelo património da cidade, independentemente do juízo de valor que cada um possa fazer do contexto histórico ou artístico do mesmo.