Desporto

Búlgara Isabella Shinikova vence Porto Open W40

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_porto_open_ITF_W40_2023_13.jpg

Andreia Merca

A búlgura Isabella Shinikova venceu, este domingo, no Complexo Desportivo Monte Aventino, o Porto Open 2023, prova internacional feminina que distribuiu 40 mil euros em prémios. Derrotou na final a antiga top10 mundial, a francesa Kristina Mladenovic, por 6-4 e 7-5.

Shinikova não era uma das favoritas à vitória no quadro principal, ocupando, no início do torneio, a posição nº 410 do ranking WTA. No entanto, e a própria admitiu-o em declarações à organização, o duro confronto da primeira ronda contra a bielorussa Anna Kubareva – durou mais de três horas –, acabaria por despoletar na tenista de 31 anos uma confiança e "garra" extra, ronda após ronda, até chegar à final.

No derradeiro confronto do quadro, frente a Kristina Mladenovic, a tenista búlgara voltou ao court central do Monte Aventino com a mesma confiança nas suas capacidades e acabaria por vencer e convencer em apenas dois sets, por 6-4 e 7-5.

A história de superação da búlgara – que vem de dois anos marcados por problemas físicos –, acabou da melhor maneira, erguendo o almejado troféu do Porto Open sob uma merecidíssima ovação do público das bancadas do complexo.

Mais ténis de alto nível

Mas o ténis de alto nível não para no Complexo Desportivo Monte Aventino. Hoje, começa o torneio M25. Para a Associação de Ténis do Porto (ATP), o ITF Men's M25 representa "a renovação da missão de dar espaço e contribuir para a evolução do ténis nacional". O prémio do Porto Open M25 – Next Gen, torneio que termina dia 30 de julho, são 25 mil dólares.

Já os grandes nomes do circuito nacional e internacional de ténis chegam ao Monte Aventino para disputar, de 30 de julho a 6 de agosto, o ATP Challenger 125. Depois de duas provas realizadas no Porto Open, a competição eleva a categoria e vai premiar o vencedor com um prémio no valor de 145 mil dólares.

Para lá da vertente competitiva internacional, o Porto Open oferece, ainda, o único Campeonato Regional de Ténis de Cadeira de Rodas realizado em Portugal, etapas do Pink Tour (ténis feminino), da Tenizada (para sub-13), do Mini-Cir (menores de dez anos) e da Parzada, a prova de pares veteranos.