Ambiente

Brinquedos usados readquirem nova vida com projeto pioneiro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Replay_reciclagem_criativa_brinquedos.jpg

DR

Quando um brinquedo se estraga ou deixa de ter utilidade e não pode ser oferecido a crianças mais necessitadas, o destino óbvio é o lixo, na esperança de que possa ser reciclado. A verdade é que mais de 30 milhões de brinquedos por ano acabam em aterros ou são incinerados porque são compostos de materiais muito diversos, o que complica a sua reciclagem. O projeto Replay quer contrariar essa realidade e dar uma nova vida aos brinquedos dos mais novos.

No fim, trata-se de criar novos brinquedos, ou outros objetos úteis. Mas há todo um processo antes e que precisa do contributo de todos. O primeiro passo acontece em casa, na escolha dos brinquedos e na sua desmontagem consoante os materiais de que são feitos.

Durante esta triagem, os participantes são convidados a fazer uma primeira contagem dos diferentes materiais que compõem os brinquedos, pretendendo-se a consciencialização da quantidade e fraca qualidade do plástico de que são feitos.

Só depois entram em ação os criativos. O desafio é lançado a estudantes de design de produto para que desenvolvam o conceito de um novo brinquedo. Os projetos selecionados serão convertidos em moldes e distribuídos por laboratórios nas cinco cidades participantes (Porto, Figueira de Castelo Rodrigo, Cascais, Lisboa e Évora). Das máquinas da portuense Precious Plastic Portugal sairão os novos brinquedos ou outro objetos de plástico reciclado.

Mas a economia circular do Replay não fica por aqui. O que não puder ser aproveitado para brinquedos vai ser transformado em caixas que serão colocadas em parques infantis. O objetivo é que nestes recipientes sejam colocados brinquedos em bom estado de forma a promover a troca entre os mais novos e estimular o sentido de partilha e uma maior interação e coesão comunitária ao nível local.

Todos os restantes materiais – metal, borracha, cartão e tecido – seguem fluxos de reciclagem locais ou oportunidades de upcycling (processo de reutilização criativa). Componentes eletrónicos e pilhas vão para o eletrão.

Na zona do Grande Porto, os materiais resultantes da desmontagem dos brinquedos podem ser entregues até maio nas instalações do OPOLAB, na Maçaroca Mercearia Viva, no Comida de Rua do Mercado de Matosinhos ou na Green Diamond de Vila do Conde.

Além do desenvolvimento de novos brinquedos, o Replay pretende incentivar a discussão pública sobre a reciclagem do plástico e, para isso, vai organizar ciclos de conversas que vão envolver especialistas, políticos, industriais, ativistas, e artistas numa discussão séria sobre a qualidade dos brinquedos e do brincar.