Cultura

Botânica em foco nas próximas atividades do Programa de Incursão à Galeria Municipal do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Entre 1 e 3 de julho, o Programa de Incursão à Galeria – ping! –, promovido pela Galeria Municipal do Porto, apresenta novas atividades no âmbito do eixo programático “Gineceu & Estigma”, cujo foco se prende com o conhecimento de novas perspetivas sobre o universo da Botânica, recorrendo à criação artística e à investigação em questões de género, política e natureza.

Na quinta-feira, 1 de julho, às 19 horas, o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) acolherá a conferência “Pensar como uma árvore: Ética e Estética recompõem os laços quebrados com a terra”, com a antropóloga, engenheira técnica agrícola, ativista e uma das mais reconhecidas vozes do ecofeminismo a nível europeu, Yayo Herrero. A sessão será moderada por Marta Lança, formada em Literatura Portuguesa e doutoranda em Estudos Artísticos, com uma investigação focada em questões pós‑coloniais, disputas de memória e produção de conhecimento em plataformas colaborativas.

No dia seguinte, sexta-feira, às 19 horas, será apresentada, também no Auditório da BMAG, uma “artist talk” do investigador e artista multidisciplinar Uriel Orlow, intitulada “Conversa com as folhas”. Partindo de alguns dos seus projetos artísticos mais recentes, que olham para o mundo botânico como palco para a política e história, o artista abordará diferentes temas que atravessam as suas obras, tais como a migração das flores, nacionalismo botânico, jardins como ferramentas de resistência e testes de plantas medicinais para o neocolonialismo. A conversa integra o primeiro dia de um workshop com Orlow, resultante da sua residência nos Jardins do Palácio de Cristal e que visa dar lugar a uma interpretação sobre as implicações políticas, curativas e históricas da relação entre humanos e plantas.

A conferência com Yayo Herrero e a “artist talk” de Uriel Orlow têm acesso gratuito, mas requerem o levantamento de bilhete (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do evento, sendo possível efetuar reserva antecipada através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Todas as informações sobre o ping! e as suas atividades podem ser consultadas no website da Galeria Municipal do Porto.