Sociedade

Bootcamp: uma oportunidade para despertar o interesse e gosto pelo voluntariado jovem

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Jovens entre os 13 e os 18 anos, oriundos da zona oriental da cidade, participaram, durante dois dias, no Bootcamp de Voluntariado Jovem, iniciativa integrada no Programa de Educação para o Voluntariado, da Operação Integrada Voluntariado Inclusivo e Educação para o Voluntariado.

A iniciativa decorreu na Casa S. Roque, Centro Juvenil de Campanhã e CASA-Centro de Apoio ao Sem-abrigo. Na abertura dos trabalhos, o vereador da Coesão Social salientou "a importância da participação dos jovens como principais agentes de mudança". "Este processo de capacitação dos jovens é muito importante, uma vez que ajuda à consciencialização para o exercício da cidadania", sublinhou Fernando Paulo.

A política municipal para o voluntariado tem sido considerada uma prioridade pois, de acordo com o vereador da Coesão Social, "acreditamos que o desenvolvimento de uma cultura de voluntariado permite aumentar o exercício de cidadania dos portuenses. Ao exercerem a sua cidadania, os jovens da cidade criam conexões sociais entre si e assumem-se como co construtores da uma cidade, de comunidades mais justas e mais coesas", acrescentou.

Este Bootcamp visou proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos na área do voluntariado, despertá-los para novos contextos sociais, aumentar a compreensão sobre o outro e impulsioná-los para agir na vida da sua comunidade, na cidade e causas associadas.