Proteção Civil

Bombeiros Voluntários Portuenses comemoram 100 anos de existência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Portuenses encheu, este domingo, para as comemorações do centenário da corporação. Desde a sua fundação, em 1924, que os "Portuenses" têm sido um símbolo de coragem, dedicação e serviço à comunidade. O seu compromisso inabalável com a segurança e o bem-estar dos portuenses tornou-os verdadeiros heróis locais.

Isto mesmo foi realçado pela vereadora da Proteção Civil, presente na cerimónia, para além de autoridades civis e militares. "[Os Bombeiros Voluntários Portuenses] São uma instituição de referência da cidade. Desempenham um papel fundamental na proteção de pessoas e bens, na prestação de socorro às populações, na prevenção e combate a incêndios, no transporte de acidentados e doentes urgentes", afirmou Catarina Araújo.

Destacando o facto de muitas instituições não conseguirem escapar à "usura do tempo e permanecer válidas para a comunidade", a vereadora da Proteção Civil sublinhou que "a longevidade exige perseverança, brio e muito mérito, qualidades que facilmente identificamos nos Bombeiros Voluntários Portuenses".

DR_aniversario_100_anos_bombeiros_voluntarios_portuenses_2024_06.jpg

Catarina Araújo não esqueceu a "cooperação sinérgica e virtuosa" entre o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto e os Bombeiros Voluntários Portuenses, o que "torna a nossa cidade mais segura, acolhedora e solidária".

Exorto-vos a continuarem a servir a população do Porto com esta motivação, vontade e solidariedade

Felicitando os Bombeiros Voluntários Portuenses, na pessoa do seu comandante António Tavares, e os corpos dirigentes da respetiva Associação Humanitária, presididos por Maria João Martinho, a vereadora da Proteção Civil deixou um último apelo aos "soldados da paz": "exorto-vos a continuarem a servir a população do Porto com esta motivação, vontade e solidariedade".

A cerimónia, que contou também com as presenças do secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, e secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, serviu também para homenagear sócios e bombeiros dos "Portuenses", inaugurar veículos e um monumento comemorativo do centenário.