Inovação

Bombarda mostra como se constrói um bairro comercial digital

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Criativo e tradicional, o quarteirão das artes, como há muito se assumiu a zona de Bombarda, mantêm-se aberto ao desenvolvimento e foi, por isso, escolhido para ver nascer (a par da Baixa) um dos dois primeiros Bairros Comerciais Digitais da cidade. No final da semana passada, o vice-presidente da Câmara do Porto reuniu com a comunidade local para explicar o conceito e a revolução ambicionada pela inovação e pela transição digital.

Nas palavras de Filipe Araújo, o elevado número de lojistas, moradores e outras entidades locais que marcaram presença na conversa, que teve lugar no Centro Comercial Bombarda, é prova da dinâmica e sentido de comunidade, constituindo “um excelente ponto de partida para a implementação deste projeto promissor e revolucionário de transição digital que dará, com certeza, um enorme contributo para alcançarmos a cidade que todos ambicionamos”.

O investimento no Bombarda Digital ronda 1,4 milhões de euros (mais de 876 mil elegíveis pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)) e o foco é intervir no eixo comercial, promovendo a transição digital, mas também na identidade do bairro, promovendo o seu conforto através de navegação inteligente, mobiliário urbano para revitalização do espaço público ou mobilidade suave, na prossecução da neutralidade carbónica.

A estes eixos, junta-se a projeção de Bombarda como “Bairro de Impacto” através da inovação na internacionalização de uma zona na vanguarda artística e cultural. Por fim, a gestão integrada deste “Bairro Inteligente”, com análise de tráfego, dos efeitos da sazonalidade ou do impacto de eventos.

A aposta passa pela comunicação de uma identidade, pela criação de uma plataforma de comércio eletrónico, pelas soluções de realidade aumentada, pelos quiosques digitais ou pela dotação do bairro de fibra ótica de nova geração.

Na conversa promovida pelo “Quarteirão Criativo – Associação para o Desenvolvimento Local” foi também apresentada a figura do Gestor de Bairro, cuja responsabilidade passa por garantir a execução das ações, o apoio aos comerciantes, assim como a monitorização dos dados recolhidos.

Além de ser o foco da criatividade da cidade do Porto, Bombarda será também um Bairro Inteligente. Isto porque o projeto aprovado prevê tornar possível a análise de tráfego, dos efeitos da sazonalidade ou do impacto de eventos; a criação e comunicação de uma identidade (de bairro); a criação de uma plataforma de comércio eletrónico; a implementação de soluções de realidade aumentada; a introdução de quiosques digitais; e a dotação do bairro de fibra ótica de nova geração.

Do ponto de vista dos comerciantes, perspetiva-se a implementação de ferramentas e processos de apoio à eficiente gestão do negócio, o aumento da visibilidade dos produtos e serviços e a conquista de mais clientes.

Para os clientes, os Bairros Comerciais Digitais proporcionarão maior comodidade e agilidade, assim como acesso a informação agregada sobre as ofertas do bairro.

Ainda antes da sessão, Filipe Araújo visitou alguns dos espaços públicos e comerciais da zona de Miguel Bombarda para ver, no terreno, aquela que será a área intervencionada. Recorde-se que, dos 178 estabelecimentos que compõem o Quarteirão de Bombarda, aproximadamente 20% correspondem a galerias de arte, serviços de media e lazer, cultura e entretenimento e produção audiovisual, uma elevada representação das chamadas “empresas criativas”.

A criação do Bombarda Digital e do Baixa Digital resultará de um investimento global de 3,3 milhões de euros (1,9 milhões vindos do PRR), que será executado até ao final de 2025.