Mobilidade

Bolt investe numa frota de 700 veículos verdes nos próximos cinco anos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_bolt_01.JPG

Filipa Brito

A Bolt, plataforma líder de mobilidade europeia, vai investir numa frota de 700 veículos, que estarão disponíveis por toda a cidade, após ter arrematado em hasta pública uma licença municipal para modos suaves, válida para os próximos cinco anos.

Em comunicado, o responsável de micromobilidade da empresa para o mercado nacional, Santiago Páramo, refere que um dos maiores objetivos “passa por solidificar a nossa [da Bolt] presença a norte do país, com o Porto nos lugares de topo da nossa lista de prioridades”.

A empresa explica que a segurança e bem-estar dos utilizadores é de primordial importância, sendo que as trotinetes e as bicicletas elétricas que disponibiliza “estão equipadas com uma série de funcionalidades inovadoras, como, por exemplo, um teste de reação cognitiva capaz de avaliar se o utilizador consumiu bebidas alcoólicas, e um sistema inteligente de verificação de estacionamento apropriado”.

A Bolt também se compromete a disponibilizar no mapa da aplicação todos os locais públicos onde se poderão deixar os veículos, procurando contribuir para evitar que estes se tornem obstáculos para os peões.

Recorde-se que tem sido política do Município do Porto a aposta em modos suaves de transporte – trotinetas e bicicletas – para deslocações dentro da cidade e por períodos de curta duração, como um dos meios para atingir a redução das emissões de carbono. O Município estabeleceu o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2030, tendo sido recentemente incluído pela Comissão Europeia no lote de cidades que vão liderar a neutralidade carbónica na Europa. Adicionalmente, a autarquia promoveu a iniciativa Pacto do Porto para o Clima, com a qual pretende agregar instituições, academia, empresas e cidadãos em torno de metas ambiciosas no que diz respeito à neutralidade carbónica.

Para viabilizar esta aposta e promover o equilíbrio entre a utilização dos modos de transporte suave e ocupação no espaço público e ainda clarificar as regras de utilização deste tipo de veículos na cidade, foi criado um regulamento específico, no que constituiu uma medida pioneira a nível nacional.

A Bolt é a maior operadora de trotinetes elétricas na Europa. Os seus serviços de micromobilidade estão presentes em mais de 170 cidades e 20 países europeus. Em Portugal, para além do Porto, está também nas cidades de Lisboa, Braga, Coimbra, Barcelos, Setúbal e Cascais.