Educação

Bolseiro do programa Porto de Conhecimento recebido nos Paços do Concelho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O livro intitula-se “Só Me Arranjas Problemas!”, mas foi oferecido em agradecimento por ter sido providenciada uma solução: o jovem estudante Jorge Duarte Silva, bolseiro do programa Porto de Conhecimento, entregou ao presidente da Câmara do Porto um exemplar do volume que ilustrou, em reconhecimento pela oportunidade que lhe foi dada de frequentar o ensino superior.

Recebido na tarde desta quarta-feira nos Paços do Concelho, o estudante do 3.º ano da licenciatura em Som e Imagem na Universidade Católica Portuguesa entregou a Rui Moreira um exemplar do livro, em agradecimento pela possibilidade que lhe foi dada de prosseguir os estudos.

Jorge Duarte Silva, atualmente com 20 anos, candidatou-se ao programa Porto de Conhecimento em julho de 2019, numa altura em que os pais se encontravam ambos em situação de desemprego. Tendo concluído o ensino secundário no Colégio INED, com 16 valores como nota de acesso ao ensino superior, o estudante foi contemplado com uma bolsa de estudo que lhe permitiu dar continuidade ao seu percurso académico.

Em reconhecimento pela oportunidade que teve de aceder ao ensino superior, Jorge Duarte Silva autografou e ofereceu a Rui Moreira uma cópia do livro de cujas ilustrações é autor, numa receção que teve lugar na Sala D. Maria, nos Paços do Concelho e na qual também estiveram presentes os vereadores da Educação, Fernando Paulo, e da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

“Só Me Arranjas Problemas!” é um livro de Matemática e de Ciências de Educação que envolve problemas de Matemática associados à Liderança, Organização e Pedagogia e foi escrito por dois professores de Matemática e coordenadores da Sociedade Portuguesa da Matemática e por um aluno do Curso de Piloto Profissional de Linha Aérea.

O programa municipal Porto de Conhecimento começou a ser dinamizado em 2008, apenas com uma bolsa, sendo que desde 2018 passou a oferecer um número alargado de bolsas, registando em 2020 a adesão ao programa de todas as instituições de ensino superior privado da cidade o que permitiu colocar a curso, em 2021, 70 bolsas.

Atualmente o programa conta com 45 bolseiros. Um total de 28 estudantes já obtiveram um diploma do ensino superior graças ao Porto de Conhecimento.

Promovido pela Câmara do Porto para fomentar a prossecução de estudos no ensino superior de jovens em situação de vulnerabilidade económica e promover uma efetiva igualdade de oportunidades, o programa conta com a parceria das diversas instituições de ensino superior privado e cooperativo da cidade, e tem como objetivos a capacitação e qualificação do potencial jovem e a sua fixação no território, como estratégia de renovação do tecido social.