Cultura

Bolsas Filmaporto vão apoiar cinco projetos produzidos na cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_filmaporto_rodagem_filme_a_emancipacao_da_mimi_01.JPG

DR

Pelo terceiro ano consecutivo, a Filmaporto vai atribuir cinco bolsas, no valor de 20 mil euros cada, no âmbito do programa de apoio à criação e produção cinematográfica e audiovisual na cidade. A fase de candidaturas decorre a partir desta segunda-feira, 29 de maio, até 23 de junho.

As Bolsas Filmaporto são dirigidas a curtas e longas-metragens de ficção, documentário ou animação; cinema experimental ou vídeo-ensaio e séries destinadas a televisão, web ou outro suporte audiovisual.

Também pelo terceiro ano sucessivo, serão atribuídas três bolsas Neves e duas bolsas Pascaud, modalidades de apoio dirigidas a diferentes candidatos e que devem o seu nome aos fundadores da Neves & Pascaud, a primeira empresa a apresentar filmes ao público no Porto.

À bolsa Neves poderão candidatar-se artistas, realizadores e produtores residentes no concelho do Porto, enquanto a bolsa Pascaud é destinada a artistas, realizadores e produtores a residir fora do concelho.

As candidaturas serão avaliadas por um júri composto pelos cineastas Filipe Melo, Leonor Teles e João Gonzalez.

Este programa de apoio visa estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto e promover a contratação de empresas e técnicos ligados ao setor audiovisual da cidade.

Na edição de 2022, foram apoiados os projetos “Marias”, de Tânia Dinis, “A História do Futebol Esteve Aqui”, de José Magro, “Florescência – Infinito Infinito”, de Mariana Caló e Francisco Queimadela, “Volta”, de Pedro Lino, e “A Emancipação de Mimi”, de Marcelo Pereira.

O regulamento e outras informações sobre o concurso estão disponíveis para consulta.