Desporto

Bolsas anuais para mais Desporto no Bairro em 2024

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_espetaculo_final_desporto_no_bairro_2023_07.jpg

Guilherme Costa Oliveira

2024 ainda não começou e já há novidades para as centenas de crianças e jovens que, há quatro edições, participam nas atividades do Desporto no Bairro. No final da apresentação, na passada sexta-feira, no palco dos Aliados, a vereadora da Juventude e do Desporto deu as novidades: no próximo ano, o programa municipal será alargado a um maior número de meses e alguns dos participantes contarão com apoios diretos da Câmara do Porto para se inscreverem nas modalidades de breaking, street basket, surf e skate nos vários clubes da cidade.

“Em parceria com as entidades que, desde o primeiro dia, aceitaram embarcar neste projeto, algumas das crianças identificadas na quarta edição deste projeto, caso o pretendam, vão ter a oportunidade de prolongar a prática desportiva durante todo o ano de 2024, através da frequência regular e gratuita nas modalidades de breaking, skate, street basket e surf”, refere Catarina Araújo, acrescentando que "estão igualmente salvaguardadas as inscrições nos respetivos clubes e escolas desportivas, assim como assegurados os materiais e os equipamentos para a sua prática”.

A quinta edição do Desporto no Bairro terá início em abril de 2024, coincidindo com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. “Continuamos a acreditar que os mais nobres valores da liberdade têm a sua expressão máxima também no desporto e no papel social dos nossos jovens”, sublinha a vereadora.

No final da apresentação, a vereadora partilhou com todos que "sabíamos o que queríamos com este projeto, mas fomos ultrapassado por ele, fomos ultrapassados por estas crianças, por estes jovens absolutamente extraordinários, por estes professores, por estes mentores, por estes parceiros que nunca nos faltaram".

"Acreditávamos que o desporto, além de ter uma relevante componente física, era muito mais do que isso. Tinha que ser uma escola de cidadania, de tolerância, de ética, de aprendizagens para a vida, uma escola de valores, de respeito. Nem sempre é assim no desporto, mas foi sempre assim no Desporto no Bairro", concluiu Catarina Araújo.