Educação

Bolsa de Voluntariado Jovem do Município distinguida como projeto do ano 2021

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_visita_estudo_alunos_americanos_04.jpg

Miguel Nogureira

A Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP) atribuiu o galardão “Projeto do Ano 2021” ao Município do Porto pela Bolsa de Voluntariado Jovem.

Este projeto vem dar resposta a uma das principais reivindicações expressas pelos jovens, nomeadamente, a inexistência de uma plataforma centralizadora de oportunidades de voluntariado, que combata a dispersão e a dificuldade de acesso à informação.

Assim, a Bolsa de Voluntariado Jovem do Porto é um “ponto de encontro digital” entre as organizações que desejam acolher voluntários e os jovens que pretendam disponibilizar o seu tempo em prol da comunidade, por via do voluntariado.

“Queremos definir as agendas da juventude com os jovens e associações juvenis. A Bolsa de Voluntariado Jovem resulta, precisamente, de uma parceira com uma associação juvenil, cujo propósito comum foi desenvolver uma ferramenta que permita aproximar os jovens das organizações juvenis, apoiar a inovação e a sustentabilidade para que estas organizações possam ficar fortalecidas, por via da participação de mais elementos nas suas equipas” explicou a vereadora da Educação, Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

Com uma forte tradição em associativismo jovem, o Porto reúne, atualmente, 122 associações juvenis e algumas das principais organizações de juventude do país, como a Federação Académica do Porto (FAP), Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP) e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).

O galardão foi atribuído por ocasião do 35.º aniversário da FAJDP, que se celebrou a 30 de novembro. A federação tem sido um parceiro estratégico da Câmara do Porto, pelo seu papel ativo no Conselho Municipal da Juventude do Porto e na cocriação da Estratégia da Juventude do Porto 4.0. É a entidade responsável e gestora da Casa das Associações, que disponibiliza um espaço de trabalho e de incubação para as associações juvenis do Porto. Recentemente, organizou, em conjunto com o Município, iniciativas como o A3: Encontro Nacional de Conselhos Municipais da Juventude e o programa Capacita.te.