Urbanismo

Bolsa de arrendamento do Porto com Sentido chega às 100 habitações

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_casa_arrendamento_acessivel_04.jpg

Miguel Nogueira

O programa Porto com Sentido atingiu, esta semana, a marca das 100 habitações disponíveis para o mercado de arrendamento acessível. Este número evidencia a atratividade do programa, tanto para arrendatários como para inquilinos. Como relembra o vereador da Habitação, Pedro Baganha, o programa é “responsável por 15% da totalidade de arrendamento acessível em Portugal”.

O trabalho realizado pela Porto Vivo, SRU no âmbito deste programa passa por conseguir aumentar a bolsa de oferta de habitações para arrendamento e promover a atração e fixação de habitantes na cidade, por via da atribuição de casas com rendas de valor acessível, ou seja, pelo menos 20% abaixo do valor de mercado.

O número redondo agora atingido, de 100 casas, reflete, por um lado, a adequação das medidas de isenção fiscal adotadas pelo Município, nomeadamente no que diz respeito ao IMI, e, por outro, a relevância do trabalho desenvolvido, sobretudo ao nível da identificação dos arrendatários recetivos a disponibilizar as suas casas para o mercado de arrendamento acessível, aumentando, deste modo, o espólio da habitação pública municipal disponível para os cidadãos.

Todos os dados relativos às habitações disponíveis para o mercado de arrendamento acessível podem ser consultados na plataforma eletrónica disponível no site da empresa municipal Porto Vivo, SRU, através da qual deverão também ser submetidas as candidaturas aos concursos.