Sociedade

Bolhão é palco de celebração das relações entre Portugal e Reino Unido

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_momento_musical_pedro_abrunhosa_bolhao_2022_18.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Para assinalar os 650 anos da Aliança Luso Britânica, a embaixada britânica vai desenvolver uma série de atividades na cidade do Porto, nos dias 8 e 9, e o Mercado do Bolhão será espaço de partilha destas experiências.

Esta quarta-feira, dia 8, pelas 17h30, pode assistir ao concerto da Film Band, na Escadaria Principal, que irá recriar alguns dos maiores sucessos da música britânica no cinema.

Na galeria do piso 3, durante os dois dias, estará patente uma exposição sobre o Reino Unido, cujo foco incidirá sobre áreas de relevo como a Ciência, a Educação e a Cultura, e que será exibida com recurso a painéis interativos, para uma experiência mais imersiva e pedagógica.

"Haverá daqui em diante entre nós uma verdadeira, fiel, constante, mútua e perpétua paz e amizade, união e aliança e ligas de sincero afeto", assim está escrito no Tratado da Aliança (Artigo I), datado de 16 de junho de 1373.

A aliança luso-britânica pela arte das crianças

Inserido na programação da iniciativa Portugal-UK650 é inaugurada esta quarta-feira, pelas 16h30, no edifício da Alfândega, a "Exposição Portugal-UK 650: a aliança luso britânica pela arte das crianças". É possível apreciar um conjunto de trabalhos artísticos que têm como mote a mais antiga relação diplomática do mundo. Trabalhos estes realizados por crianças utentes de pediatrias de hospitais de todo o país, do Centro Integrado de Apoio à Deficiência da Santa Casa da Misericórdia do Porto e alunos de escolas de Braga e Gondomar.

O evento contará com a presença de Chris Sainty, embaixador do Reino Unido em Portugal, e Maria João Rodrigues de Araújo, presidente da iniciativa Portugal-UK 650, entre outras individualidades convidadas.

A mostra pode ser visitada até ao dia 16 de abril, de terça a sexta, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00. Aos sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 19h00. A exposição estará encerrada às segundas-feiras, bem como nos dias 21 de fevereiro (Carnaval) e 9 de abril (Páscoa). O acesso é gratuito.