Urbanismo

Bolhão e Cinema Batalha distinguidos no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Mercado do Bolhão e o Batalha Centro de Cinema foram galardoados, respetivamente, nas categorias de Impacto Social e Comercial & Serviços, do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023, cerimónia que decorreu esta terça-feira à noite, em Lisboa.

A concurso estiveram 67 projetos, de norte a sul do país, incluindo ilhas (Madeira), tendo sido distinguidos nove projetos em 10 categorias distintas, eleitas por um júri independente. O Mercado do Bolhão foi distinguido nas áreas de melhor intervenção de uso comercial e de serviços, melhor reabilitação estrutural e melhor intervenção na cidade do Porto, enquanto o Batalha recebeu o prémio para melhor intervenção com impacto social.

Presente na cerimónia, em Lisboa, esteve o vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, acompanhado da vice-presidente da GO Porto, Cátia Meirinhos, do arquiteto Nuno Valentim, responsável pela reabilitação do Mercado do Bolhão, e Francisco Rocha Antunes, que assessorou o Gabinete do Mercado do Bolhão (GMB).

Recorde-se que o Cinema Batalha, através da GO Porto, foi alvo de uma profunda intervenção, concluída em novembro do ano passado, com assinatura do Atelier 15 (dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez). O projeto teve um investimento camarário de aproximadamente 3,95 milhões de euros. A obra foi realizada pela Teixeira, Pinto & Soares, Lda e a fiscalização pela MC2E-Consultores de Engenharia.

Já o Mercado do Bolhão abriu portas em setembro de 2022, depois de profundas obras de restauro e modernização. A obra, de responsabilidade do arquiteto Nuno Valentim, trouxe de volta ao ativo um dos maiores símbolos arquitetónicos da cidade. Esta empreitada foi executada pela Lucios & ACA - Bolhão, ACE e fiscalizada pela MC2E-Consultores de Engenharia.

O Mercado do Bolhão recebeu, recentemente, o prémio da melhor "Reabilitação Urbana/Comércio, Serviços e Escritórios" do Salão Imobiliário Portugal e destaca agora, novamente, o seu respetivo restauro e modernização. Além disso, encontra-se nomeado ao Prémio FAD de Arquitetura e Interiorismo 2023 e ao EUPrize (AADIPA), ambos em Barcelona.

O projeto do arquiteto Nuno Valentim também já tinha sido galardoado com as distinções de Melhor Projeto de Reabilitação e Melhor Espaço de Comércio e Serviços pelos Prémios Construir 2022.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é um evento organizado pela Vida Imobiliária e Promevi. O evento, já na sua 11.ª edição, procura distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências.