Cultura

Bispo do Porto modera conversa sobre o primeiro livro impresso na cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_apres_livro_porto_patrimonio_mundial_04.jpg

Filipa Brito

A sessão deste sábado do ciclo de conversas e debates "Um Objeto e Seus Discursos por Semana", promovido semanalmente pela Câmara do Porto, foca-se na impressão pioneira de um livro na cidade, ocorrida há 520 anos.

Às variadas coisas e histórias do Porto que vão sendo (re)descobertas e (re)visitadas junta-se, desta vez, o volume com as Constituições do Bispo D. Diogo de Sousa, saído do prelo em 1497. O livro trata as orientações sinodais difundidas pelo Bispo aos prelados da sua Diocese, sendo de destacar no volume o brasão esquartelado de D. Diogo de Sousa, Bispo do Porto de 1496 a 1505 e, depois, Arcebispo de Braga, até à sua morte em 1532.

Este encontro, marcado para as 18 horas na biblioteca do Seminário Maior (Largo do Dr. Pedro Vitorino, 2 - junto à Sé), tem como anfitrião o atual Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, que moderará a conversa com Luís Carlos Amaral, historiador especializado na Igreja portuguesa na Idade Média, e Maria de Lurdes Correia Fernandes, especialista em história das práticas religiosas.

O acesso às sessões de "Um Objeto e Seus Discursos por Semana" é livre, estando limitados somente pelas condições de cada espaço.
Mais informações aqui.