Ambiente

Biodiversidade em casa: como ajudar as aves mais pequenas a encontrarem alimento no inverno

  • Notícia

    Notícia

#mno_parque_cidade_01.JPG

Miguel Nogueira

O tempo frio traz desafios para as aves mais pequenas, que sentem dificuldades em encontrar alimento. Mas todos podem dar uma ajuda, reutilizando materiais e promovendo a biodiversidade em casa e na cidade.

A equipa de Educação Ambiental do Município do Porto continua a produzir vídeos pedagógicos, nos quais dá a conhecer pequenos gestos que podem fazer uma grande diferença para os animais e plantas à nossa volta. No mais recente episódio da série "Biodiversidade em casa" ensina-se a alimentar as aves no inverno.

A descida das temperaturas provoca uma escassez dos alimentos naturais das aves mais pequenas, como por exemplo sementes e insetos. E, como os dias são mais curtos, as aves têm menos tempo para procurar comida. Mas, com a ajuda dos serviços do Ambiente, pode contribuir para o bem-estar e sobrevivência destas aves.

Reutilizando materiais, pode construir-se um alimentador para aves, com uma mistura de sementes, idealmente envoltas em gordura. As opções são variadas: farelo de milho, arroz, passas, flocos de aveia, grãos de trigo, sementes de girassol e de sésamo, milho, painço ou milhete. Também podem usar-se amendoins sem tostar, um verdadeiro manjar para as pequenas aves. Nas alturas mais secas pode anda acrescentar-se uma pequena taça com água.

Mas há cuidados básicos a ter, alerta a equipa de Educação Ambiental. Não colocar comida em excesso, tentando sempre adequar à procura, porque se o alimentador tiver comida em excesso, o alimento vai ganhar bolor e, nesse caso, deve ser substituído. Também aqui devemos evitar o desperdício alimentar.

É preciso ter também em conta que só deve fornecer-se alimento às aves no inverno. Na primavera já há insetos e começa a haver fontes de alimento natural, que convém que as aves não se desabituem de usar.

Deixar de comprar terra e adubos

Igualmente disponível na plataforma YouTube (assista ao vídeo completo aqui), o episódio "Deixar de comprar terra e adubos" dá as melhores dicas para ter disponível a terra e composto orgânico necessários para as plantas.

É necessário ter espaço disponível para fazer uma pilha de compostagem ou para instalar um compostor, os quais deverão estar em contacto direto com a terra. Se morar num apartamento, a opção poderá recair sobre uma caixa de vermicompostagem, na qual as minhocas produzem um excelente húmus ao alimentarem-se dos restos de frutas, legumes e aparas de jardim. Ao manter as plantas saudáveis está a promover-se a biodiversidade em casa.

Para descobrir os restantes programas virtuais lançados ao longo dos últimos meses, siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa e #atelierdaboavida.