Mobilidade

Bilhetes a bordo dos transportes da STCP já podem ser pagos por MB Way

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

portoponto_inauguracao_TIC_11.jpg

Miguel Nogueira

A partir desta semana, os bilhetes adquiridos junto do motorista/guarda-freio de autocarros ou elétricos da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) podem ser pagos com MB Way.

Segundo um comunicado divulgado pela transportadora, após um protocolo com a SIBS, gestora do sistema Multibanco, o pagamento é feito por leitura do QR Code Express, tanto para bilhetes de bordo nos autocarros como para viagens nos elétricos históricos, tornando a STCP “na primeira empresa de transportes públicos” nacional a permitir esta forma de pagamento.

Os clientes devem ter a aplicação móvel ('app') do MB Way instalada no telemóvel, “apontar o dispositivo móvel para o QR Code Express que se encontra na entrada da viatura”, “selecionar a opção Pagamento”, “validar o preço, que confirma a compra do bilhete de bordo” e “apresentar o comprovativo da compra ao motorista”, refere a STCP.

Cada autocarro ou elétrico terá o seu próprio QR Code Express, e “o comprovativo da aquisição fica disponível no telemóvel do passageiro, em formato eletrónico”.

“Alargar as modalidades disponíveis para pagamento do bilhete a bordo da STCP surge como resposta às necessidades dos nossos clientes. A utilização da app MB Way nos autocarros e elétricos históricos permite aos passageiros uma maior rapidez e mais conforto no processo de compra”, refere, no mesmo comunicado, a presidente do conselho de administração da STCP, Cristina Pimentel.

Já Luís Gonçalves, diretor de Segmentação e Gestão de Mercados da SIBS, sublinha que “esta parceria vem reforçar, uma vez mais, a missão da SIBS em disponibilizar serviços simples e seguros de serem utilizados em mobilidade, facilitando o dia-a-dia dos seus utilizadores”, acrescentando que, “nesta primeira fase, chegaremos a cerca de 10 mil passageiros diários”.