Ambiente

Bilhete do Pavilhão da Água oferece visita guiada ao Parque das Águas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_fontes_secretas_2023_1.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A água é o ponto de ligação entre dois espaços localizados nos limites opostos da cidade do Porto. A ocidente, por entre as árvores do Parque da Cidade do Porto, o Pavilhão da Água mostra a importância deste recurso para o planeta e o seu valor para o futuro da humanidade. A oriente, junto ao Douro, o Parque das Águas guarda a história do abastecimento de água à cidade. Um bilhete, dois espaços e muito conhecimento à mistura.

Quem adquirir um bilhete para o Pavilhão da Água tem direito a uma visita guiada pelo museu a céu aberto da história do abastecimento à cidade do Porto, situado na sede da Águas e Energia do Porto. Assim, o bilhete para entrada na exposição do Pavilhão da Água, que será devidamente carimbado após a visita, dá direito às visitas guiadas ao Parque das Águas nas datas abaixo referidas, mediante inscrição prévia.

Parque das Águas guarda património histórico da cidade

O Parque das Águas é um espaço museológico ao ar livre que guarda um espólio patrimonial capaz de contar a História do abastecimento de água da cidade do Porto. Preserva um conjunto de estruturas da água que foi transladado da cidade nos inícios do século XX, e que foi sendo conservado na sede da Águas e Energia do Porto, situada na Rua do Barão de Nova Sintra.

As visitas programadas vão passar pelas fontes de vários espaços da cidade, ruas, praças e outro edificado que já não existe na cidade, como o Mercado do Anjo e o Convento de São Bento de Avé Maria, que deu lugar à atual Estação de São Bento.

Recorde-se que o valor patrimonial singular do Parque foi reconhecido pela UNESCO em 2021, com a sua integração na Rede Internacional de Museus da Água da UNESCO.

Datas das visitas, sempre às 15 horas:
22 de março, Dia Mundial da Água
18 de abril, Dia Internacional de Monumentos e Sítios
18 de maio, Dia Internacional dos Museus
5 de junho, Dia Mundial do Ambiente
1 de outubro, Dia Nacional da Água
22 de dezembro, Natal

A marcação das visitas é obrigatória e as inscrições devem ser realizadas através do endereço de correio eletrónico parquedasaguas@aguasdoporto.pt. Esta promoção está apenas disponível para público em geral, não se aplica a grupos escolares ou outros.