Educação

Bicicletas entregues na Escola Básica e Secundária do Cerco

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O projeto "Desporto Escolar sobre rodas" chegou esta segunda-feira à Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto, que recebeu 20 bicicletas e respetivos capacetes de composição adaptável às diferentes idades.

Esta iniciativa, impulsionada pela parceria entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Direção-Geral da Educação (DGE), insere-se no contexto do Programa de Recuperação e Resiliência: Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa (SUAVA), que visa contribuir para a resiliência dos cidadãos, promovendo o bem-estar físico e emocional, através do aumento da atividade física no país. Entre vários objetivos pretende alargar o Desporto Escolar, fomentando a mobilidade ativa, a promoção do sucesso dos alunos e a adoção de estilos de vida saudáveis.

Até final de 2024, cada escola abrangida receberá cerca de 20 bicicletas e respetivos capacetes de composição adaptável às diferentes idades. No total serão cerca de 17.800 bicicletas e respetivos capacetes que estarão disponíveis nos 863 estabelecimentos de ensino do 2.º ciclo de Ensino Básico. Na região Norte serão abrangidas 307 escolas com 6.370 bicicletas e capacetes.

A vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, esteve presente nesta cerimónia, onde teve oportunidade de afirmar que, "recentemente, fomos surpreendidos pelos números divulgados pela Federação Portuguesa de Ciclismo, nomeadamente que metade dos alunos das escolas básicas portuguesas não sabe andar de bicicleta". "Para contrariar este panorama – que é também, e infelizmente, uma realidade no Porto –, a Câmara Municipal associou-se à Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e implementou, este ano, o já conhecido projeto "Ciclismo Vai à Escola", levando esta modalidade a nove escolas da cidade e possibilitando a cerca de 1.200 crianças o desenvolvimento desta habilidade motora e contacto com esta extraordinária modalidade, que é o ciclismo", acrescentou.

"Hoje, com a entrega de 20 bicicletas e respetivos capacetes vai ser possível reforçar as atividades que têm vindo a ser desenvolvidas em prol de uma aprendizagem mais eficaz, uma vez que, infelizmente, ainda há muitos meninos que não sabem andar de bicicleta", frisou Catarina Araújo, que estava acompanhada do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, do diretor regional do norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Dias, do presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Paulo Ribeiro, e do diretor do Agrupamento de Escolas do Cerco, Manuel Oliveira.

O projeto “Desporto Escolar sobre rodas” surge, assim, plenamente enquadrado na missão crucial de fomentar a prática desportiva desde os primeiros anos de escolaridade e incentivar as crianças para a utilização da bicicleta como meio de transporte.