Cultura

Bibliotecas promovem aventuras entre as páginas de novembro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_sessao_ler_antes_de_ler_2022_9.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Sábados a Contar, Oficinas com Estória e Oficina de Ilustração. Novembro traz de volta às bibliotecas municipais as atividades para estimular a leitura e a criatividade nos mais novos. Todas a iniciativas são de participação gratuita.

Este sábado, os Sábados a Contar arrancam na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) com a história “O Coelho Que Sabia Ouvir”, onde Cori Doerrfeld fala sobre o “enorme poder do silêncio” e de como, “às vezes, um simples abraço tem mais força do que mil palavras”. A única sessão do dia é às 11 horas.

Nessa tarde, pelas 15 horas, a BMAG recebe mais uma Oficina de Ilustração com Mariana Rio, enquanto a Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP) oferece uma Oficina com Estória com as palavras de valter hugo mãe e o livro “As mais belas coisas do mundo”. A atividade acontece às 11 e às 15h30.

Os Sábados a Contar regressam no fim de semana seguinte à BMAG com “Um Dragão em Apuros!”, a história de Robert Starling que mostra Fred, um dragão “preocupado porque não sabe se conseguirá fazer amigos no acampamento de dragões e por isso quer ser o melhor em todas as atividades (mesmo que tenha de fazer batota)”. Esta sessão acontece às 11 e repete à 15h30 de dia 12.

No mesmo dia, nos mesmos horários, a proposta da Oficina com Estória da BPMP é “Pergunta ao teu pai e outras frases misteriosas dos adultos", o manual de interpretação, escrito por Davide Cali, que as crianças tanto têm procurado.

O último dia de histórias de novembro acontece a 19. Enquanto na BMAG se conta a história da Gui, a “Mais Pequena” dos iaques, “com a lã mais fofa e sedosa e os cascos mais aderentes, perfeitos para subir altos penhascos”, a BPMP oferece uma oficina ao redor do livro “Tudo é possível”, “uma história sobre a magia interminável que existe em cada um de nós”.

Ambas as atividades têm sessões às 11 e às 15h30.

As sessões dos Sábados a Contar são dirigidas a crianças entre os 3 os 6 anos e requerem inscrição através do preenchimento de formulário. Já as crianças dos 7 aos 10 anos que queiram participar nas Oficinas com Estória devem ser inscritas através do endereço de correio eletrónico bmp@cm-porto.pt. O mesmo endereço serve para as inscrições na Oficina de Ilustração, dirigida a um público dos 5 aos 10 anos de idade.