Cultura

Bibliotecas Municipais retomam serviço de cedência domiciliária em regime de take-away

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_Biblioteca_Publica_Municipal_Porto.jpeg

Miguel Nogueira

Estar em confinamento não tem de significar ficar privado de livros. As Bibliotecas Municipais do Porto vão retomar o serviço de empréstimo domiciliário, adotando o regime de take-away para a recolha de livros, CD ou DVD.

A oferta entra em vigor já a partir de terça-feira, 9 de fevereiro, permitindo a consulta de documentos à guarda das Bibliotecas Municipais do Porto. Os espaços físicos mantêm-se encerrados ao público, ao abrigo do decreto do Presidente da República que estabelece o Estado de Emergência, mas os leitores voltam a ter forma de usufruir do acervo das bibliotecas.

O serviço de empréstimo domiciliário responde assim às necessidades dos leitores, adotando um molde de entrega em regime de take-away que irá funcionar na Biblioteca Pública Municipal do Porto (ao Jardim de S. Lázaro).

Os utilizadores poderão consultar o catálogo online, procurando os títulos de livros, CD e DVD da sua preferência, em https://bmp.cm-porto.pt.

Os pedidos deverão ser feitos através do contacto telefónico 225 193 480 ou do e-mail bmp@cm-porto.pt, mencionando o nome, número de leitor e contacto telefónico.

Os documentos poderão ser levantados de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 17 horas, mediante agendamento prévio e confirmação dos serviços das Bibliotecas Municipais do Porto. Ficam suspensas, durante este período, as devoluções de documentos.

No início do ano, a Câmara do Porto tinha já prorrogado a suspensão da aplicação de sanção pecuniária pelo atraso na devolução de documentos requisitados para empréstimo domiciliário nas Bibliotecas Municipais – uma medida que vai manter-se em vigor durante todo o ano de 2021.

Para além da oferta de empréstimo domiciliário em regime de take-away, as Bibliotecas Municipais do Porto disponibilizam gratuitamente aos seus utilizadores o acesso a 7.400 publicações periódicas em formato digital, entre jornais e revistas, nacionais e internacionais, através da plataforma Press Reader.