Cultura

Bibliotecas municipais reabrem com autoempréstimo e mantêm take-away

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_biblioteca_almeida_garrett.jpg

Filipa Brito

Com o levantamento das restrições que obrigaram ao encerramento dos espaços, as Bibliotecas Municipais do Porto estão, novamente, de portas abertas. A reabertura traz a novidade do autoempréstimo, que permite aos munícipes detentores de cartão bibliotecário o livre acesso às estantes e o levantamento autónomo dos livros.

Entre os serviços disponibilizados estão, ainda, o empréstimo domiciliário de documentos em regime de take-away, a referência e consulta no local de documentos (onde se incluem manuscritos e reservados), acesso ao wireless e às salas de estudo, reprodução documental e, na Biblioteca Municipal Almeida Garret, acesso ao espaço Internet.

Para além da oferta de empréstimo domiciliário em regime de take-away, as Bibliotecas Municipais do Porto disponibilizam gratuitamente aos seus utilizadores o acesso a 7.400 publicações periódicas em formato digital, entre jornais e revistas, nacionais e internacionais, através da plataforma Press Reader.

Ainda que o acesso esteja menos restrito, os serviços mantêm-se condicionados a marcação prévia, através do número de telefone 22 519 34 80 ou do endereço de email bmp@cm-porto.pt. Só quem tiver agendamento confirmado poderá entrar nas bibliotecas.

As Bibliotecas Municipais disponibilizam atendimento presencial de segunda a sexta-feira entre as 10 e as 18 horas, e aos sábados das 10 às 12,30 horas.