Cultura

Bibliotecas Municipais do Porto registaram consulta de 670 mil artigos em três meses

  • Notícia

    Notícia

#fib_workshop_online.jpg

Filipa Brito

Os utilizadores das Bibliotecas Municipais do Porto consultaram perto de 670 mil artigos em três meses, através da plataforma Press Reader, que atingiu 12.595 acessos neste período de tempo.

As Bibliotecas Municipais do Porto (BMP) disponibilizam, desde setembro, aos seus utilizadores, o acesso gratuito à plataforma digital Press Reader. Esta aplicação permite aceder a mais de 7.400 publicações periódicas em formato digital, entre jornais e revistas, nacionais e internacionais, através do smartphone e do computador.

Entre os periódicos disponíveis, destacam-se a nível nacional títulos como o “Jornal de Notícias”, o “Jornal de Negócios”, “O Jogo” ou a “Sábado”. A nível internacional, a representatividade também é surpreendente: do “The Washington Post” ao “The Guardian”, do “El País” ao “Le Figaro”, passando pela revista “Rolling Stone”, entre outras. Na plataforma são disponibilizados, para além das últimas edições, todos os números do ano em curso.

O número de utilizadores que acedem à Press Reader através das BMP tem vindo a aumentar, representando já 782 utilizadores ativos, com uma média mensal de cerca de 4.200 sessões. Estas sessões representam a consulta de quase 670 mil artigos entre setembro e novembro, que se traduz numa média mensal próxima dos 225 mil artigos visualizados.

Estes números refletem a procura por fontes credíveis de informação, numa era em que o digital está na linha da frente da partilha de conhecimento. As BMP acompanham as necessidades dos seus utilizadores facultando o acesso gratuito a fontes de informação credíveis, cumprindo assim a sua missão enquanto veículo para a inclusão de todos na era digital.

O acesso faz-se através da plataforma digital Press Reader, disponível no website das BMP ou na própria aplicação, selecionando “Biblioteca” ou “Grupo” e inserindo as credenciais de utilizador das BMP (número de utilizador e PIN).