Cultura

Bibliotecas Municipais do Porto registam 4 milhões de artigos lidos num ano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_conferencia_workshop_online_01.jpg

Filipa Brito

As Bibliotecas Municipais do Porto (BMP) registam 3.942.881 artigos de imprensa lidos pelos utilizadores do serviço Press Reader, disponibilizado gratuitamente, há um ano, aos titulares do cartão das BMP e, mais recentemente, também aos titulares do cartão Porto.

Lançado em setembro de 2020, este serviço permite o acesso a mais de 7 mil dos principais jornais e revistas de mais de 120 países, o correspondente a mais de 60 línguas disponibilizadas.

Concluídos os 12 meses de utilização gratuita, verifica-se que há maior apetência do público pela leitura de jornais, em detrimento de revistas. Os jornais mais lidos são o Jornal de Notícias, com 1.001 485 artigos navegados, seguido do Correio da Manhã, com 520.287, e o Record, com 264 294.

Em quarto, quinto e sexto lugar surgem, respetivamente, as publicações internacionais El País, The Guardian e Folha de São Paulo.

A revista mais pesquisada é a Sábado, com 213.603 artigos descarregados, seguida da PC Guia, com 14.208 artigos consultados.

Com um interface digital com funcionalidades variadas, entre alertas temáticos, coleções e tradução instantânea em 18 idiomas, sem limite de download, permitindo aos utilizadores a continuidade da leitura em qualquer lugar, o Press Reader é uma mais-valia para todos os que gostam de se manter atualizados por fontes de informação credíveis.

Atualmente, existem 2.833 utilizadores ativos do serviço nas Bibliotecas Municipais do Porto. O acesso faz-se através da plataforma digital Press Reader, disponível no website das BMP ou na própria aplicação, selecionando “Biblioteca ou Grupo” e inserindo as credenciais de utilizador do cartão das BMP (número de utilizador e PIN).

Também é possível garantir o acesso ao Press Reader se for detentor do cartão Porto. Se pretender o serviço, envie um email para bmp@cm-porto.pt, indicando o número do seu cartão, que, na resposta, ser-lhe-ão facultados os dados do acesso. Em alternativa, dirija-se presencialmente a uma das bibliotecas municipais solicitando o pedido mediante a apresentação do cartão Porto.

Até ao final de outubro, as BMP promovem sessões práticas e informativas para esclarecer todos os interessados que ainda têm dúvidas sobre como usar e usufruir do acesso gratuito à plataforma. As sessões decorrerão às terças e quintas-feiras na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e às quartas e sextas-feiras na Biblioteca Pública Municipal do Porto. As inscrições, sujeitas a confirmação, devem ser enviadas para o e-mail institucional bmp@cm-porto.pt.