Cultura

Bibliotecas Municipais do Porto associam-se à Quadrienal de Praga

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

As bibliotecas municipais do Porto, através da Biblioteca Almeida Garrett, associam-se à Representação Oficial Portuguesa na PQ 2023 - 15.ª Quadrienal de Praga, atualmente tida como a mais importante mostra internacional nas áreas do design de cena, cenografia e arquitetura teatral.

Através de “Mirabolante”, um projeto que convida à participação pública para reunir visões raras de futuro e que se encontra dividido em duas partes, inclui a recolha de mensagens em Portugal, através de pontos colocados nas bibliotecas selecionadas e a posterior disponibilização das mesmas na Quadrienal de Praga, através de um dispositivo designado por “bola de cristal”.

A Direção-Geral das Artes (DGARTES), na qualidade de comissária, selecionou o projeto de Ângela Rocha - “Metade dos minutos” - para a secção “Países e Regiões”, que inclui a atividade paralela integrada no Mirabolante.

A recolha de “previsões de futuro”, presságios, desejos e receios, mensagens utópicas ou distópicas sob a forma de palavras, desenhos, pequenos objetos ou imagens, está disponível na Biblioteca Municipal Almeida Garrett até ao dia 3 de março de 2023. Esta iniciativa é aberta a todos aqueles que queiram dar o seu contributo de forma anónima, podendo participar quantas vezes desejarem.

Após o processo de recolha, seleção e tradução (quando aplicável), estas mensagens estarão acessíveis a qualquer visitante durante a Quadrienal, através de uma “máquina de brindes” cenografada ao jeito de uma bola de cristal. Cada pessoa poderá recolher, de forma aleatória, uma cápsula transparente que contém uma “visão” única e original.

O principal objetivo de Mirabolante é levar até Praga as ideias das nossas comunidades, afirmando as bibliotecas públicas como espaços de criação, inovação, aprendizagem e de futuro.

A Quadrienal de Praga, certame internacional dedicado à cenografia e arquitetura teatral, irá decorrer de 7 a 18 de junho de 2023, em Praga, na República Checa.

Toda a informação sobre este projeto pode também ser encontrada em www.teatrodacidade.pt/pq23.