Cultura

Bibliotecas contam histórias do Porto aos mais novos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_sessao_ler_antes_de_ler_2022_9.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Em mês de festa do santo popular, o Porto e o seu São João são os temas centrais das atividades gratuitas nas bibliotecas municipais que despertam as crianças para a leitura. Antes das férias, os fins-de-semana vivem-se, como habitualmente, ao ritmo dos Sábados a Contar e das Oficinas com Estórias, com direito a ateliers criativos.

Na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, lê-se “O Balão”, que conta a história de André que, na noite de S. João, “vê satisfeito o seu desejo ao receber das mãos do pai o balão a que aspirava”. A narrativa poética de Albano Martins “é também uma reflexão sobre a beleza e a sua caducidade, apoiadas na observação de certos fenómenos da natureza”.

A primeira sessão de Sábados a Contar é às 11 horas de 4 de junho.

No fim-de-semana seguinte, dia 11, a biblioteca muda o tema – ou talvez não - para ler o livro de José Vaz, “Celestino, O Rato da Biblioteca”. Com sessões às 11 e às 15,30 horas, esta é a história de um rato que “nasceu com um defeito de fabrico”, mas que acabou por ver a vida transformada, “na noite em que os espíritos bons andavam à solta pelas ruas da cidade”, por causa das palavras de amor que lia nos livros.

A última história de junho chama-se simplesmente “Porto Porto”. Escrita por João Pedro Mésseder, conta assim: “Era uma vez uma cidade. Como todas, também esta tem uma longa história. E tem a luz, as sombras, as cores, os brilhos que lhe são próprios. Mais as casas, as torres, as ruas, as pontes, os monumentos, os jardins. E tem um rio que vem de longe e lhe atravessa o corpo. Um rio correndo para o mar que é o seu destino. Como todas, esta cidade só o é porque tem pessoas. Com a luz, as sombras, as cores, os brilhos e as palavras que são próprios das pessoas”.

As leituras de 18 de junho acontecem às 11 e às 15,30 horas.

Todas as sessões na Biblioteca Municipal Almeida Garrett são dirigidas a crianças entre os 3 e os 6 anos e as inscrições devem ser feitas através do preenchimento de um formulário.

Desconstruir o Porto em palavras

Para pequenos leitores entre os 6 e os 8 anos, também aos sábados, há as Oficinas com Estória, na Biblioteca Pública Municipal do Porto, onde as crianças são convidadas a explorar diversas facetas da leitura, explorando e desconstruindo estórias.

No primeiro fim-de-semana de junho, a proposta é para viajar e dar “Um saltinho ao Porto”, onde Isabel Zambujal pergunta: “Qual é a cidade, qual é ela, que é conhecida em todo o mundo mas mantém a pureza de uma aldeia? Que é rica em mestres do bê-á-bá mas troca os vês pelos bês? Que acorda com a neblina mas ao seu vinho chamam 'sol líquido'?”.

A Biblioteca Pública Municipal do Porto oferece ainda, a 18 de junho, uma incursão pela cidade com a amizade de “Lucas e Pandora”, escrito por Álvaro Magalhães, que dá a conhecer dois gatos, um nascido na Ribeira do Porto, outro na avenida marginal.

Ambas as sessões são às 11 e às 15,30 horas e as inscrições podem ser feitas através do endereço de correio eletrónico bmp@cm-porto.pt.

Histórias e mais histórias para todos

Em junho não falta também a atividade “Ler antes de Ler”, o programa educativo mensal, dirigido a bebés dos 18 aos 36 meses e dinamizado pela narradora Rita Sineiro. A inscrição para as sessões de dia 25, às 11 e às 15,30 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, podem ser feitas através do endereço de correio eletrónico bmp@cm-porto.pt.

Com orientação de Teresa Madureira, com compromisso marcado para as quintas-feiras, a Biblioteca Pública Municipal do Porto oferece também “À quinta, há Histórias à Solta”. As sessões, nos dias 9, 23 e 30, são às 16,30 e às 18,30 horas e requerem inscrição prévia, igualmente através do endereço de correio eletrónico bmp@cm-porto.pt.